sábado, 7 de abril de 2012

Quais foram os efeitos especiais mais incríveis da série Harry Potter?

Não daria para fazer uma saga tão impactante sobre bruxaria sem efeitos especiais da mais alta qualidade. Os oito longa-metragens de Harry Potter têm vários grandes momentos para serem relembrados pelos fãs. Tanto que o último filme da série, "As relíquias da Morte - Parte 2", foi indicado ao Oscar 2012 na categoria de efeitos especiais.

A pedra filosofal

O filme tem quase 600 cenas com efeitos especiais. Uma das melhores é a do cão de três cabeças. Também merece destaque a roupa de Hagrid, tão pesada que precisou ganhar uma rede de tubos ligados a uma caixa com água gelada para refrigerar o ator Robbie Coltrane.


A câmara secreta

O Salgueiro Lutador teve que ser construído de verdade - os galhos mais grossos eram manipulados por controle remoto! A aranha gigante Aragogue também era real: suas patas eram movimentadas por computador. Já o elfo doméstico Dobby foi criado digitalmente - deu tão certo que ele concorreu ao prêmio de melhor interpretação virtual no MTV Movie Awards.



O prisioneiro de Azkaban

Os críticos elogiaram muito a evolução nos efeitos, que renderam uma indicação ao Oscar. Destaque para as cenas com os dementadores. O hipógrifo Bicuço foi criado digitalmente: especialistas em computação conversaram até com veterinários para captar os detalhes de como seria um bicho assim. Já Pam Ferris, que interpretou a tia Guida, usou uma roupa inflável e ficou presa por cabos para "voar".



O cálice de  fogo

Os pontos altos dos efeitos do quarto longa-metragem da série são a cena em que Harry disputa a etapa dentro do rio do torneio Tribuxo e, sem dúvida, a aparição de Voldemort com seus seguidores Comensais da Morte, quando Potter encara uma luta de varinhas com o vilão no final. Isso sem contar a incrível maquiagem do Lorde das Trevas.



A ordem da fênix

O nariz de Voldemort foi removido digitalmente, mas a equipe de maquiagem trabalhou pesado: a preparação levaria cerca de quatro horas. Feita uma prótese para a testa, a pele era coberta com um sistema parecido com tatuagens. A luta no Ministério da Magia (criada em computador) e os feitiços de Fred e Jorge contra Dolores Umbridge também consumiram muito tempo e dinheiro.



O enigma do príncipe

As cenas em que Harry entra nas memórias de Dumbledore e de outros bruxos, pela Penseira, e a que Slughorn se transforma de poltrona em pessoa demandaram grande esforço da equipe de efeitos especiais. O mesmo vale para a incrível loja de pegadinhas de Fred e Jorge. E, para criar a mão negra de Dumbledore, o ator Michael Gambon usou uma luva e, depois, a cor e a textura foram adicionadas por computador.



As relíquias da Morte - Parte 1

Para fazer a Nagini, foi contratado um adestrador de cobras, que deu as dicas do movimento da bicha para a cena da reunião de Voldemort com os Comensais da Morte. A pele e os músculos da cobra foram feitos em computador. Os feitiços dos Comensais durante o ataque aos membros da Ordem foram inspirados em batalhas de artilharia da Segunda Guerra Mundial.






(texto extraído da revista "Mundo Estranho" - Loucuras do Cinema)


Nenhum comentário:

Postar um comentário