segunda-feira, 30 de julho de 2012

Argila: aliada da estética

Ótima aliada nos tratamentos estéticos, as máscaras de argilas possuem efeito calmante e são muito eficazes na diminuição da oleosidade, além de suavizar e amaciar a pele.

Existem vários tipos de argilas, são elas:

Argila amarela: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

Argila branca: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.

Argila cinza: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: anti-inflamatório e cicatrizante.

Argila marrom: argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

Argila preta: argila rara com elevador teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.

Argila verde: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.

Argila vermelha: rica em silício, ferro e oligoelementos. regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

No mercado você pode encontrá-las em duas formas: em pó ou em cremes. As argilas em pó podem ser encontradas em casas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação. Mas, se você gosta de praticidade e prefere os cremes à base de argila, eles são facilmente encontrados em lojas de cosméticos e farmácias.

Na hora de aplicar a máscara alguns cuidados básicos devem ser tomados. Vamos lá: lave muito bem o rosto com sabonete neutro; esfoleie o rosto para obter um melhor resultado; e evite passar perto da região dos olhos. Caso opte pela argila em pó, utilize sempre água mineral para fazer a mistura.


(texto publicado na revista Leve & Leia)











Nenhum comentário:

Postar um comentário