sexta-feira, 13 de julho de 2012

Vida de fã: Entrevista com meu amigo João Hipólito, fã ardoroso da banda Epica

Desde que soube que o Epica voltaria a se apresentar no Brasil, o meu amigo João Hipólito não faz outra coisa que sonhar com a banda,  principalmente com a deusa ruiva holandesa, a Simone Simons, a vocalista mezzo-soprano. Durante uma nossa conversa tive a ideia de fazer uma entrevista, a terceira desde que criei o blog. E nada como postá-la hoje no dia do rock, 13 de julho.

 - Como começou o seu interesse pela banda Epica?
 - A primeira vez que ouvi falar do Epica foi quando uma amiga o criticou e isso aconteceu em 2008. Apesar de não ter me interessado pela banda, a Simone Simons sempre me chamou a atenção. Não gostava ainda da banda, mas dela sim. O meu interesse só começou de verdade quase dois anos depois, quando ouvi falar de novo da banda na fila para assistir a um show do Evanescence. Fui pesquisar a discografia do Epica e fiquei apaixonado por sua música.

- Qual foi a primeira vez que você foi a um show da banda?
 - Como coincidências não existem, alguns dias após o show do Evanescence, fiquei sabendo, em dezembro de 2009, que o Epica iria fazer uma turnê no Brasil e não sosseguei enquanto não fui comprar o ingresso. Mas tive que esperar ansiosamente por quatro meses, pois a banda só iria se apresentar em abril. O show começou com uma música instrumental que durou aproximadamente 90 segundos e depois eis que surgiu em toda a sua glória, a vocalista Simone, que carregava uma máquina fotográfica e tirava fotos do público. Fiquei simplesmente extasiado!!! O espetáculo, sem dúvida, superou todas as minhas expectativas e desde então a minha paixão pela goddess holandesa com suas lindas madeixas ruivas só tem aumentado.

 - Fale-me um pouco sobre sua coleção de CDs da banda.
Ao amor pelo Epica se soma outra paixão que é adquirir e colecionar objetos. Então, dei início à compra de uma série de itens relacionados à banda. Já comprei várias edições do mesmo álbum (feitas em países diferentes). E não perco a oportunidade de aumentar o acervo quando descubro uma edição que não possuo ainda.

- E o show do ano passado?
Estive presente em dois shows: um do Mayan (uma banda paralela do Epica) no sábado e no show acústico do Epica no domingo. Até agora foi o melhor fim de semana da minha vida.
- Quais são os seus planos em matéria de shows para este ano?
Pretendo assistir a vários shows em 2012, mas até setembro vou ficar completamente focado no Epica. No início deste ano a minha banda predileta lançou Requiem for the Indifferent. Graças a meu amigo Gilmar, consegui adquirir uma das 500 cópias de uma edição limitada do álbum. Aproveito a oportunidade para agradecê-lo.


Quando soube que a banda iria voltar a se apresentar no Brasil, dizer que fiquei feliz é pouco e corri para garantir o ingresso, vip obviamente.

Eu já estava me dando por satisfeito em assistir ao show só em São Paulo, quando comecei a amadurecer a ideia de fazer um bis. Por uma questão de logística optei pela viagem a Porto Alegre (a outra cidade na qual a banda irá se apresentar é Rio de Janeiro). Além da emoção de assistir a 2 shows será a primeira vez que vou viajar de avião!!! Haja coração!

Quando soube anteontem, 11 de julho, que a banda tinha disponibilizado pacotes de “meet&greet”, chorei de alegria. O que está sendo difícil é aguentar os meses de espera até que chegue setembro.

Estou simplesmente em estado de graça: acordo e vou dormir pensando em minha deusa.

Estou pensando em aprender um pouco de inglês para dizer algumas coisas a ela, mas tenho certeza que na hora vou travar e a única coisa que vou conseguir dizer será: I love you, Simone!!!!!

Eis a minha coleção da banda

Informações sobre o Epica para quem ainda não conhece a banda
Epica é uma banda holandesa de metal sinfônico que utiliza vocal meio-soprano e gutural e suas letras retratam o amor, o ódio, a agonia, a revolta, a cultura, as religiões e o sentido da vida. A banda é formada por Simone Simons (vocal mezzo-soprano), Mark Jansen (guitarra e vocal gutural), Rob Van der Loo (baixo), Coen Janssen (teclado e piano), Isaac Delahaye (guitarra) e Ariën van Weesenbeek (bateria).

Em junho de 2003 a banda lança seu primeiro álbum, The Phantom Agony, com nove faixas, destacando-se "Cry For the Moon", "Feint" e "The Phantom Agony". O álbum conta uma forte influência da música árabe, nítida na faixa "Seif al Din". Os vocais são divididos entre a soprano Simone Simons e a voz gutural de Mark Jansen.

Em 2004, a banda lançou o DVD We Will Take You With Us, que incluía gravações em estúdio de canções do álbum The Phantom Agony, making of, os vídeos musicais deles até o momento ("Feint" e "The Phantom Agony") e biografia.

Em abril de 2005 o grupo lança Consign to Oblivion, um álbum baseado na cultura e história Maia. O álbum aumentou consideravelmente a base de fãs.  Em setembro de 2005, foi lançado The Score - An Epic Journey. No entanto, o álbum não é um trabalho regular do sexteto, mas sim a trilha sonora que a banda fez para o filme Joyride. Em dezembro de 2005 o Epica faz sua primeira turnê pela América do Sul, passando por diversas cidades do Brasil.

Na metade de setembro de 2006 a banda acaba sua primeira turnê nos Estados Unidos e Canadá, com a banda Kamelot.

The Divine Conspiracy é lançado em 7 de setembro de 2007 na Alemanha e em 10 de setembro no resto da Europa e produzido por Sascha Paeth. Teve como convidado o guitarrista Sander Gommans do After Forever, com seus vocais guturais em uma das faixas. O grupo garantiu que seria o álbum com o som mais pesado de toda a história da banda. É também o primeiro álbum totalmente conceitual deles: carrega a teoria que Deus criou as diferentes religiões e as lançou sobre a humanidade para ver se são capazes de encontrar sua verdadeira natureza, realizando com que todas as religiões atualmente são a mesma.

Em 14 de junho de 2008 foi realizado The Classical Conspiracy, um concerto no Miskolc Ice Hall (Hungria) em que tocaram peças clássicas de Mozart, Dvořák, Verdi, Orff, Prokofiev, Grieg e Vivaldi junto a uma orquestra e a um coral, mas seguindo o estilo da própria banda. Também algumas de suas próprias canções foram reescritas especialmente para o evento.

Em maio de 2009 é lançado o álbum ao vivo do show The Classical Conspiracy, sendo duplo e contendo 28 músicas, alcançando a vigésima terceiro posição na parada oficial holandesa.

No dia 16 de outubro de 2009 foi lançado o álbum Design Your Universe, com a temática de que todos estamos ligados a nível subatômico e que podemos influenciar o mundo através dos nossos pensamentos, e continua nele o conceito A New Age Dawns. O trabalho foi bem recebido pelo público e pela crítica sendo considerado por muitos o melhor álbum da banda.

No dia 1º de janeiro de 2010 a banda anuncia o lançamento de um novo single intitulado This Is The Time e toda a renda adquirida com a venda dele é revertida à ONG WWF.  A recepção do álbum foi boa, tanto pela crítica quanto pelos fãs. O álbum estreou em #8 nas paradas holandesas, sendo esta a posição mais alta que um álbum do Epica já atingiu e continuou nas paradas por 5 semanas, saindo e reentrando meses depois, devido à apresentação da banda no festival Pinkpop. Após o lançamento do álbum, a banda embarcou em uma turnê mundial. Após tocarem em grandes festivais europeus como o Pinkpop, o Masters of Rock e o Wacken, a banda embarcou em uma longa turnê europeia, com vários shows esgotados, principalmente na Holanda, seguindo em uma turnê norte-americana, uma turnê sul-americana, se apresentando novamente na Europa e em grandes festivais.
 (texto extraído do wikipedia)
Cry for the moon




Cry for the moon (live)


Um comentário: