domingo, 30 de março de 2014

Cuidado com a agressividade!!!! - Cintia Grecco S. Baraúna, psicóloga e pedagoga


Pode ser um sinal que algo não está bem!

Ultimamente todas as conversas, os meios de comunicações em geral só relatam atos agressivos. Mas o que é que vem acontecendo com o ser humano para que se comporte com tanta agressividade?

O mundo está mais rápido, com mais cobranças e com menos contatos interpessoais, o que dificulta que as pessoas façam trocas saudáveis e aprendam a se relacionar. Com a ausência das relações interpessoais, as pessoas acabam lidando menos com a frustração e com diversos sentimentos, o que consequentemente gera a agressividade.

Vivenciando pouco as experiências que devem fazer parte da vida, as pessoas acabam não aprendendo a lidar com problemas, tendo dificuldade em administrar conflitos. Quando aparece a frustração, não sabem ouvir um "não" e nem resolver problemas, acabam então agredindo.

Aprendemos a nos relacionar, respeitar o outro e ver o funcionamento natural das pessoas através da convivência com o outro. Por isso é fundamental que a criança tenha amigos, que brinque com eles, que conviva, que vá a festinhas, pois só assim vai aprender a dividir, a respeitar, a ouvir, a lidar com críticas e saber como conviver e se comportar em grupo. Para o adolescente também é fundamental o convívio com os amigos, para trocar suas experiências, dúvidas e ansiedades, pois apoiados por eles passam essa fase de uma forma mais tranquila. Quanto aos adultos, nem se fale. A convivência e as trocas interpessoais são também de grande importância para que ele se sinta melhor e mais participativo no mundo.

Em todas as idades as relações interpessoais são de fundamental importância para o desenvolvimento global de um indivíduo. No momento em que estamos vivendo, mais virtual, com mais investimentos no material, com mais cobranças e exigências, temos menos tempo para esse convívio, o que acaba trazendo consequências prejudiciais, como o agressividade indevida, o estresse, a ansiedade, o medo. Deixamos de viver momentos importantes e de grande aprendizagem para o desenvolvimento de um ser com maior equilíbrio e mais satisfeito.

A agressividade vem como um sinalizador para apontar que algo não está bem, que o indivíduo precisa de ajuda, pois não está dando conta de resolver alguma questão. O indivíduo perde o controle e isso acaba trazendo prejuízos para sua vida acadêmica, social e profissional.

Acredito que a agressividade pode ser uma reação à frustração e ao sentimento de inferioridade que suas dificuldades lhe impõem. No momento em que estamos vivendo tudo está mais permissível, as pessoas estão com dificuldade de lidar com os limites e vão ultrapassando assim seus limites e o do outro também até chegar o momento da explosão, aí a agressividade vem com força total, como temos visto em várias situações do cotidiano.

As pessoas têm medo de dizer não, e assim a imaturidade se prolonga. Dessa forma não estamos possibilitando que as crianças cresçam de forma sadia e que possam ser adultos equilibrados e estruturados, prontos para lidar com as situações do dia a dia, as quais necessitam de equilíbrio constante. A solução para menos violência e agressividade, acredito estar aí, em dizer "não" de forma firme para quem precise, mesmo com as pessoas que amamos, pois é uma forma de mostrarmos que os amamos.


(Texto publicado na revista Tudo nº 38 - março de 2014)




Nenhum comentário:

Postar um comentário