domingo, 22 de abril de 2012

5 dúvidas sobre hiper-hidrose - David Cintra

Entenda melhor essa disfunção que causa grandes incômodos em quem a possui e que pode até prejudicar as relações sociais.

1) O que é ?

A hiper-hidrose ocorre quando há transpiração muito além do necessário para manter a temperatura do corpo. O desconforto é evidente, por colocar a pessoa em situações constrangedoras no convívio social. "A hiper-hidrose primária não tem causa definida. Fatores emocionais podem agravá-la e sabe-se que há cerca de 30% de fator hereditário associado", explica o médico Marlos de Souza Coelho, especialista no assunto.

2) É igual em todos os casos ?

Há dois tipos de hiper-hidrose:

- Primária: surge na infância e os sintomas costumam se agravar na puberdade. O suor aparece em pontos localizados do corpo e não ocorre durante o sono. O problema é crônico, ou seja, se não for tratado, acompanha a pessoa pelo resto da vida.

- Secundária: em geral é conseqüência de outra patologia, ou seja, tem causa mais definida, como infecções, efeito colateral de medicamentos, neoplasia ou distúrbio hormonal. Nesses casos, a sudorese pode ser generalizada pelo corpo todo e ocorrer durante o sono.

 3) Suar muito já é um sintoma ?

A transpiração é um mecanismo altamente necessário para manter a temperatura do corpo. Nem sempre suar muito é sinal de hiper-hidrose. Durante a prática de exercícios físicos ou quando está muito calor, é normal que algumas pessoas transpirem mais do que outras. Veja as situações em que a hiper-hidrose primária pode estar presente: suor anormal localizado (só nas mãos, pés ou axilas, por exemplo) em situações estressantes; excesso de suor que começa a prejudicar atividades diárias corriqueiras; ocorrência de mais de um episódio de suor descontrolado por semana; mais de uma pessoa com problemas de suor na família; suar apenas acordado.

4) Existe tratamento ?

É possível atenuar os efeitos da hiper-hidrose por meio de medicamentos (antiperspirantes e soluções adstringentes). No entanto, essas medidas não resolvem o problema e ainda costumam apresentar efeitos adversos, como dermatites. "Medicamentos não têm resultado duradouro e possuem efeitos colaterais. Eventualmente, a toxina botulínica (o popular Botox) pode ser utilizada, porém, os resultados duram de 4 a 6 meses e indicamos somente na hiper-hidrose axilar por curto periodo de tempo", esclarece o médico.

5) Como é feito o tratamento ?

A hiper-hidrose primária pode ser curada por meio de uma cirurgia que elimina a sudorese nas mãos e na axila, chamada simpatectomia toracoscópica (STE). O procedimento, entretanto, gera controvérsias entre especialistas, pois, além dos riscos da cirurgia em si, pode ocasionar um outro problema: a sudorese compensatória, que "transfere" o excesso de suor para outras partes do corpo. Portanto, só deve ser considerada como último recurso e precisa ser muito bem discutida com o médico.


(texto escrito por David Cintra e publicado na revista Você saudável)




Nenhum comentário:

Postar um comentário