domingo, 1 de abril de 2012

Diário de vida - A importância do lixo

Pesquisando no Youtube, a ferramenta que mais tenho usado ultimamente, achei um documentário muito interessante que já postei, "lixo extraordinário". O protagonista é o artista Vik Muniz que encontra no lixo material para suas obras de arte. Ele entra em contato com as pessoas que frequentam os aterros sanitários e dali tiram o seu sustento.

É um trabalho digno como qualquer outro e assistindo ao documentário nos damos conta de como existe desperdício e material mal aproveitado no mundo.

A minha colaboração em relação ao lixo é não jogar nada na rua e fazer bloquinhos com papel sulfite com impressão de um único lado.

Ao falar de lixo não pude deixar de me lembrar da personagem Adrian Monk, o famoso detetive cheio de manias e fobias.

Em dois episódios, o lixo se transformou em algo mais sujo do que realmente era. No primeiro, "o senhor Monk fica de cama", a prova de um crime estava no lixão. Tratava-se da embalagem de uma pizza que tinha sido entregue no apartamento do detetive e tinha as impressões digitais do assassino. Como Monk costuma separar o lixo por categoria, o embrulho a ser procurado só continha papel. Acontece que como o detetive estava de cama com gripe, Natalie resolveu desvendar o crime sozinha e foi surpreendida pelo criminoso, que a levou até o lixão para procurar a caixa de papelão. A descoberta só foi possível porque Monk tinha jogado o cartão musical de pronto restabelecimento que Julie, a filha de Natalie, tinha lhe dado. Para o detetive foi uma prova de fogo ter que sair doente de casa e lutar com o criminoso no meio do lixo para salvar Natalie.

No segundo episódio, "O senhor Monk e a greve dos lixeiros" a experiência de Monk foi ainda pior. O detetive não conseguia raciocinar por causa do cheiro e portanto ajudar nos casos. Ele ficou tão desesperado que mandou o lixo pelo correio para o Dr. Kroger, o seu terapeuta. Foi divertida a cena na qual ele estava no consultório e através das portas de vidro víamos sacos e mais sacos de lixo caindo.  Como ele queria que a grave acabasse e pelo fato de não estar racionando direito acabou incriminando o prefeito para que as negociações entre o sindicato e os lixeiros não fossem interrompidas. Não aguentando mais esperar ele decidiu pegar um caminhão e começou a recolher ele mesmo o lixo, só que como ele não sabia operá-lo os sacos começaram a cair todos encima dele,  para seu total desespero. O capitão Stottlemeyer então pediu ajuda a um amigo e foi com Monk para uma sala 100% esterilizada. Em segundos o detetive resolveu o caso. A greve acabou, os lixeiros voltaram a trabalhar e Monk os recebeu com pétalas de rosa. Tendo elas caído no chão, como não podia deixar de ser, o detetive os obrigou a varrê-las. Quando Natalie resolveu ajudá-los, Monk lhe disse que ela não deveria fazer isso porque era obrigação dos lixeiros. Reação típica de Adrian Monk, não ?






Nenhum comentário:

Postar um comentário