domingo, 1 de abril de 2012

Diário de vida - Pinóquio e as gafes que cometi em relação à Itália

Até hoje Walt Disney é um ponto de referência no que diz respeito aos desenhos animados. Aproveitando que hoje é o "dia da mentira", ou seja, o dia de pregar peças nos outros, não tem como não se lembrar da personagem Pinóquio e de suas mentiras, descobertas pelo crescimento do nariz. Quando era pequena pensava que fosse criação da Disney, mas quando comecei a estudar italiano descobri que a obra foi escrita pelo florentino Carlo Collodi.

Falando em contos de fadas, apesar de amar os filmes da Disney, é muito interessante perceber as mudanças em relação ao texto original, como por exemplo, o dos irmãos Grimm.

Uma gafe memorável que cometi quando ainda não estudava italiano foi em relação à canção "It's now or never". Conversando com meu chefe, na época, o Pe. João Pedro (Gianpiero), comentei que gostava de canções americanas, em especial de um dos grandes sucesso de Elvis Presley. Ele arregalou os olhos dizendo simplesmente: "Essa canção não é americana, é italiana!!! Aliás, é napoletana". É uma versão da canção "O' Sole Mio".

Foi a partir daí que comecei a pesquisar e achei várias canções italianas com versões em outras línguas, inclusive em português (já fiz algumas postagens a respeito disso).

Na época era um pouco mais difícil achar as informações, mas agora com a Internet, é tudo mais rápido, mas é preciso tomar cuidado e verificar a origem e a idoneidade do que se lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário