segunda-feira, 9 de abril de 2012

Diário de vida - Prova de fogo - um filme muito edificante

Eu não costumo alugar filmes, mas quando o faço peço sugestões à atendente. Em uma das vezes ela me recomendou o filme "Prova de fogo". À primeira vista não me atraiu muito, mas depois o achei muito emocionante, tanto é verdade que depois o comprei.  Esse tipo de filme foi classificado na categoria de "gospel" ou "evangélico", mas ele vai além de um simples rótulo.  O que me atraiu nele foi a mensagem de amor e de esperança. Tentar salvar um casamento quase naufragado é um ato corajoso que exige, acima de mais nada, paciência e muita dedicação.

O filme Prova de Fogo traz a história de um heróico bombeiro, Caleb Holt, que é reconhecido por toda cidade onde ele habita como um profissional exemplar e, acima de tudo, um herói. O seu casamento, porém, não anda nada bem, e Caleb e sua esposa estão para se separar.

A salvação do casamento do capitão do corpo de bombeiros vem quando seu pai lhe dá de presente um diário, O Desafio de Amar,  que contém um programa de 40 dias em que Caleb deverá superar um desafio de cada vez  e assim aprender a entender as situações vividas em um matrimônio. O livro traz ensinamentos sobre o casamento e atividades a serem desenvolvidas como surpreender seu parceiro, elogiar, escutá-lo mais e assim por diante.

A proposta é aplicar  O Desafio de Amar após o término do filme.  Como se trata de 40 dias de desafios, isso poderá ser feito por ministérios de família,  encontros de casais ou de outras formas. O livro dispõe de espaços para anotações e observações sobre cada tarefa e a reação dos parceiros. Os 5 primeiros capítulos estão disponíveis na internet no site oficial do filme.

Reparem no trocadilho do título do filme: tratando-se de um bombeiro que é ótimo no que faz, salva pessoas no meio de um fogo intenso, mas precisa passar por uma verdadeira prova de fogo para salvar seu casamento. E prestem atenção que um dos bombeiros faz um comentário divertido no final do filme quando o casal se reconcilia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário