domingo, 22 de abril de 2012

Puta - origem da palavra ofensiva significa simplesmente menina

Na origem da palavra, em latim, putta è "menina". E, por mais paradoxal que seja, de sinônimo de ingênua e pura passou a ter a conotação atual ao longo do tempo, sem uma explicação clara.

"A palavra putta em italiano antigo significa 'menina' também e é preservada em dialetos", afirma o linguista Mário Viaro, da USP.

"No português europeu, puto é um menino pequeno, usado sobretudo no diminutivo 'putinho'." A palavra existe em português, espanhol, francês e italiano. Uma versão sobre a origem da palavra, popular sobretudo na Espanha, fala da deusa Puta, uma das divindades agrícolas romanas, responsável pela poda (puta, em latim). No dia em que podavam as árvores, as sacerdotisa exerceriam a prostituição sagrada em honra à deusa. Com o passar do tempo, o nome da deusa virou sinônimo de prostituta. O professor Viaro tem o pé atrás. "Outras origens para a palavra possivelmente são fantasiosas", diz ele.


(texto publicado na revista Aventuras na História)

2 comentários:

  1. Sempre aprendi em latim que menina é puella, inclusive nos dicionários que tenho. Gostaria de saber onde vc encontrou essa informação. Vc poderia me explicar?
    Miriam
    mlgta@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Eu achei esse texto como está descriminado no final da postagem na revista Aventuras na História. Por causa de sua pergunta decidi fazer uma pesquisa e achei algumas explicações:
      do site www.etimo.it
      Putta - sp e port. puta; = lat - puta femm di putus = fanciullo (menino)
      do site.origemdapalavra.com.br
      Essa palavra vem do Latim PUTTA, “menina, moça”, relacionado a PUELLA, “menina”.
      Tem um outro site que dá uma explicação bem diversa da origem dessa palavra, se vc quiser dar uma olhada só por curiosidade:
      rozanezigunovasvenus.blogspot.com

      Eu ainda fico com a primeira opção, que a origem vem de menina, tanto é verdade que em italiano putto é aquele anjinho (querubim) que aparece nas pinturas religiosas e no dialeto veneto puteo quer dizer menino e putea, menina. E existe um vinho que se chama Chianti putto porque tem na etiqueta justamente a figura de um querubim.

      Foi ótimo vc ter colocado a questão porque tive que ir procurar mais informações. Obrigada por ter visitado o meu blog.

      Um abraço

      Excluir