terça-feira, 8 de maio de 2012

Breve história do jeans - Tatiane Ribeiro

Ele foi da vela do barco e da barraca em campos de mineração aos uniformes e às passarelas de moda. Vestiu ídolos do cinema, sex symbols e gente comum. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de jeans. Por aqui, o mercado de vestuário com o tecido movimenta US$ 8 bilhões anuais. Em 2010, foram produzidas mais de 320 milhões de peças. O jeans nacional já conquistou até Britney Spears e Paris Hilton.


1436 – Algodão sarjado era usado em velas de barco e roupas de marinheiro em Nimes, França.


1792 – A fórmula foi copiada na Nova Inglaterra, que cria o denim (“de Nimes”) para barracas.


1853 – Chega à Califórnia como cobertura de vagões e cabanas de mineradores. O judeu alemão radicado nos EUA, Levi Strauss, fabricou as primeiras calças com o tecido, na cor natural bege.


1872 – Nas calças para mineradores, os bolsos foram reforçados com rebites metálicos para aguentar as pedras. O extrato indigosfera deu o tom azul.


1911 – Henry David Lee lançou uma jardineira cheia de bolsos, a Bib Overall, primeira variação de peça de roupa jeans. Em 1926, ele inventou a calça jeans com zíper.


1930 – Como cowboys no cinema, Tom Mix e John Wayne popularizaram o jeans. Dez anos depois, motoqueiros montavam suas Harley Davidsons vestindo a peça.


1935 – Surgiu o primeiro modelo de calça para mulheres, de corte reto, arredondado no quadril. Antes, elas usavam as vestes masculinas para ir aos rodeios.


1945 – O jeans se popularizou na Europa na Segunda Guerra, com os soldados dos EUA usando uniformes de denim. O tecido foi associado à virilidade.


1950 – Marlon Brando e Elvis Presley transformaram o jeans em símbolo da rebeldia e rock’n roll. O tecido não era aceito em escolas, igrejas e eventos sociais.


1956 – No Brasil, a São Paulo Alpargatas lanço as calças Rodeio. Uma década mais tarde, surgiram as Calhambeque, inspiradas na música de Roberto Carlos.


1970 – Criticada por conservadores, a Calvin Klein colocou o jeans nas passarelas. Em 1980, Brooke Shields fez campanha para a marca. “Quer saber o que há entre mim e a minha Calvin? Nada”.


1980 – Surgiram as lavagens para dar diferentes tons e efeito desgastado ao jeans. A primeira técnica foi a stone wash, em que pedras eram colocadas nas lavadoras para causar atrito.


1990 – O jeans feminino nacional ganhou fama pela cintura baixa, elastano e corte que empina o bumbum como o da lendária calça carioca da Gang, adquirida por Britney Spears e Paris Hilton.


2001 – A Levi’s pagou US$ 46.532 por um jeans de 1890 encontrado por uma mulher em uma mina de um deserto californiano. Ela remendou e usou a peça antes de oferecê-la à marca.


2009 – Surgiu o jeans reciclado. Retalhos são triturados e formam um novo fio têxtil, acabado com goma à base de sumo de batata. Em 2004, já havia sido lançado no Brasil o jeans com PET reciclado.


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