terça-feira, 8 de maio de 2012

Cereja em calda é feita de chuchu? - Vanessa Vieira

Revelamos a verdade: a chuchureja não é teoria da conspiração.

Você provavelmente já brigou para roubar chuchu da cobertura do bolo. Embora a maioria dos vidrinhos de cereja ao marasquino tenham a fruta de verdade, muitas padarias e confeitarias recorrem à réplica bastarda para driblar a sazonalidade e o preço da legítima. "Além da textura adequada, o chuchu não tem personalidade: o sabor que você der ele aceita", diz Sueli Saraiva, culinarista considerada especialista no truque.

Como saber se você comprou chuchu a preço de cereja? A Super Interessante procurou o Inmetro, que informou que o alimento nunca foi testado. A Anvisa só examina alimentos que representem risco alimentar, suspeitos de causar intoxicação ou que contenham algum ingrediente nocivo não especificado na embalagem. Não é o caso da chuchureja.

No entanto, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, explica que vender um produto informando outra coisa é crime. Substituir chuchu por cereja pode dar até um ano de detenção e multa de R$ 3 milhões. Se a lei for cumprida, cheque os ingredientes no rótulo, mas, se você desconfiar, veja se a suposta cereja tem caroço. Se for do tipo desencaroçada, cheque se as bolinhas têm a concavidade em que antes ficava o caroço. Ou então se delicie com seu pote de chuchurejas.

De sapo a princesa

Como travestir o chuchu para a festa de aniversário

1) Cozinhe o chuchu até ficar al dente. Em seguida retire bolinhas do legume com um instrumento chamado "boleador".

2) Jogue as bolas em água com cal virgem culinária, que deixa a comida firme por fora e macia por dentro. Desligue ao ferver e espere 3 horas.

3) Despeje as bolinhas em calda quente de groselha. Deixe no fogo brando. Quando descerem, apague o fogo e retire-as da calda.

4) Jogue um copo de açúcar na calda e ferva-a. Despeje as bolinhas e apague o fogo. Quando a calda esfriar, acrescente licor marasquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário