quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mitos alimentares- o leite

Adultos não precisam tomar leite

Precisam, sim. "E pelo resto da vida", diz o cardiologista Heno Ferreira Lopes, da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração, em São Paulo. "O leite e seus derivados são imbatíveis em teor de cálcio. Então, é bom beber pelo menos 3 copos por dia". Sempre dando preferência ao desnatado, já que a gordura do integral prejudica as artérias. Mas se o leite é mesmo tão necessário, de onde teria vindo a lenda? Há quem acredite que, no adulto, consumir leite provoque intolerância à lactose - a dificuldade de digerir o açúcar do alimento, provocando gases, desarranjo intestinal e desconforto. Acontece que a intolerância não aparece do dia para a noite. "Esse é um problema predominantemente genético", diz Heno Lopes. Mas os céticos perguntam: será que o corpo precisa tanto assim de cálcio?

Sempre é bom repetir: o mineral é importante para os ossos. E isso vale para homens e mulheres. Ambos sofrem de osteoporose, a doença que deixa o esqueleto suscetível a fraturas por qualquer bobagem. Depois dos 40, a cada ano que passa há uma perda de 0,5% de massa óssea. Ainda bem que o osso é como a pele - regenera-se constantemente. Mas precisa de uma forcinha, que vem não só do cálcio mas de outros nutrientes do leite, como o fósforo, o magnésio, a vitamina D e o potássio. Não gosta da bebida? Aposte no queijos, nos iogurtes e na coalhada. A Academia Nacional de Ciências dos EUA recomenda a ingestão de 1.000 miligramas de cálcio por dia para adultos de 19 a 50 anos. Depois dos 51, suba a cota para 1.200 milligramas. Lembrete: um copo de leite contém cerca de 300 miligramas.

Leite morno ajuda a dormir

O mito provoca controvérsias. "Isso é mais empírico do que científico", diz o cardiologista Heno Ferreira Lopes. "Não conheço estudos comparativo que comprovem esse efeito". A crença se deve à presença de triptofano no leite. Esse aminoácido, não fabricado pelo corpo, modula a produção de serotonina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. E a serotonina, por sua vez, é usada na produção de melatonina, o hormônio do sono. O triptofano está presente no leite, mas também em carnes (peito de peru, sobretudo), ovo, amendoim, grão-de-bico e feijões.

A questão é que o triptofano, sozinho, não faz milagres. Segundo estudos do centro de pesquisa American Board of Sleep Medicine, nos EUA, o aminoácido atuaria apenas na primeira fase do sono, quela em que você começa a ficar sonolento. Para atravessar a barreira da corrente sanguínea e chegar ao tronco cerebral, que controla o ciclo sonovigília, ele compete com outros aminoácidos. Mais fracote, digamos assim, o triptofano perde a parada para seus congêneres, como a tirosina, que é um estimulante cerebral e está presente em alimentos proteicos como a carne vermelha. Resumo da ópera: para ajudar o triptofano a cumprir seu papel, é melhor que o leite morno seja acompanhado de algum carboidrato, como pão integral com mel. Isso estimula a liberação de insulina, que ajuda a limpar do sangue os aminoácidos rivais.

Leite com manga faz mal

Essa é a típica crendice transmitida de pais para filhos ao longo dos séculos. Por que ela ainda persiste, só Deus sabe. Diferentemetne de muitos mitos (que, por vezes, têm um fundinho de verdade), esse não encontra nenhum respaldo na ciência da nutrição. Um trabalho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a UTFPR, denominada Análise Crítica de Mitos Alimentares da Cultura Popular Brasileira, lança luz sobre a origem da lorota.  Os mitos alimentares teriam sido usados pelos primeiros governantes para preservar a adaptação de diferentes espécies de vegetais trazidas pelos colonizadores: eles não queriam que os recursos se esgotassem antes do tempo. Difundir esses mitos seria também uma forma de repressão e controle social no Brasil colonial: como os escravos adoravam comer manga, a lenda evitava que eles também consumissem leite, produto bem caro na época. Então, se der vontade de bater manga com leite, vá em frente. Além de deliciosa, a vitamina é muito saudável. Os benefícios do leite você já conhece. Quanto à manga, é rica em vitaminas A, C e as do complexo B, além de conter minerais como potássio, zinco, magnésio e fósforo. Estes dois últimos, junto com o cálcio do leite, formam o trio parada dura na produção do esqueleto.


(revista Super Interessante - edição especial)





Nenhum comentário:

Postar um comentário