domingo, 14 de abril de 2013

Cromoterapia e aromaterapia no sono - Solange Lima


Atualmente a dificuldade de ter uma boa noite de sono e quadros de insônia, são queixas frequentes de muitas pessoas. Ansiedade, estresse, pressões no trabalho, problemas de relacionamentos familiares e afetivos, crises financeiras, são causas que afetam a qualidade do nosso sono. Deveríamos dormir de 7 a 8 horas por noite, seria o ideal para termos um bom rendimento nas nossas tarefas diárias, mas isso não acontece.

Atendo pessoas que dormem de 5 a 6 horas por noite e um sono sem nenhuma qualidade, muitos acordam várias vezes durante a noite, tendo o sono interrompido, pessoas que dormem pouco mesmo, porque chegam tarde do trabalho ou da faculdade, e tem que levantar muito cedo no dia seguinte para começar seu dia. O trânsito é também um fator que agrega malefícios para as pessoas, pois precisa-se levantar mais cedo para sair de casa, pois cada dia que passa tem mais carros nas ruas das grandes cidades e com isso mais trânsito, demorando mais tempo para chegar ao nosso destino diariamente. Conclusão: ter uma boa noite de sono passou a ser artigo de luxo para muitos.

Para isso contamos com a ajuda de duas terapias: Cromoterapia e Aromaterapia.

Cromoterapia é uma palavra de origem grega (Kromos = cor e Teraphia = terapia) , ou seja, a terapia que trabalha com a energia das cores. As cores estão presentes nas roupas, ambientes, alimentos, em casa, na natureza, trabalho, e no nosso dia-a-dia. Dentro da cromoterapia trabalhamos com as 7 cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta e cada cor tem uma função específica. As cores nos ajudam a harmonizar e equilibrar nosso corpo físico e emocional.

Já a aromaterapia é a terapia dos aromas através dos óleos essenciais, que são extraídos de plantas, são 100% naturais. Os óleos essenciais penetram no nosso corpo por inalação (via olfato), por absorção através dos poros (via pele). Uma vez inalados, os sinais aromáticos são enviados para o cérebro e exercem um efeito direto nos pensamentos e emoções.

Nos casos de insônia ou problemas com o sono podemos utilizar a cor azul que é uma cor calmante e induz ao relaxamento, trazendo mais tranquilidade e serenidade.

A forma como vai utilizar pode ser através de uma lâmpada azul em um abajur do lado da sua cama ou exercícios de visualização antes de dormir, imaginando que a luz azul está entrando pelo topo da sua cabeça e vai fluindo no seu corpo até os pés. Uma outra alternativa seria na hora do banho, no final, imaginar que água que está caindo no seu corpo tem a cor azul e vai deixando ela entrar em cada poro e absorver toda a energia da cor.

Uma outra dica seria fazer a água solarizada e tomar um copo de água antes de dormir. Hoje é fácil encontrar garrafas de vidro coloridas nas lojas de departamento e decoração. Compre uma na cor azul, coloque a água mineral dentro da garrafa e deixe por 60 minutos ao sol e está pronta a sua água solarizada. Coloque um pouco na geladeira e pode começar a tomá-la.

Falando de aromaterapia, um óleo muito indicado é o óleo essencial de lavanda, ele também tem a função de trazer relaxamento e acalmar a mente para uma boa noite de sono. Para obter óleos essenciais de qualidade procure em farmácias de manipulação ou casa de produtos naturais. Lembre-se sempre que os óleos essenciais devem ter no rótulo o nome botânico: lavandula officinallis. Se não tiver esse nome, é essência e não óleo essencial. Essência não tem função terapêutica, já ó óleo essencial sim.

Pingue 1 gota no travesseiro antes de dormir ou coloque 5 gotas e um pouco de água no difusor elétrico de tomada e deixe a noite toda.

Uma outra dica é comprar um aromatizador de ambiente a base de óleo essencial de lavanda e borrifar no quarto uns 10 minutos antes de ir dormir.

Seguindo essas dicas com certeza terá uma boa noite de sono.

Lembre-se: em caso de dúvidas consulte sempre um terapeuta ou aromaterapeuta para orientá-lo sobre a melhor forma de usar os óleos essenciais ou a cromoterapia.

Mais informações: www.solangelima.net
atendimento@solangelima.net



(texto publicado no jornal "Leve & Leia" - edição 100)



Nenhum comentário:

Postar um comentário