quinta-feira, 4 de abril de 2013

Síndrome do Olho Seco - Valéria Bonafé (Viva 50)


Olhos vermelhos, prurido, queimação e fadiga ocular podem ser alguns dos sinais da Síndrome do Olho Seco. Essa condição, ocasional ou crônica, incomoda principalmente as mulheres que, após os 50 anos, sofrem consideráveis mudanças hormonais acarretando uma diminuição sensível da produção de lágrimas.
Entenda o caso:
Todas as vezes que piscamos ativamos a liberação de uma substância oleosa e lubrificante produzida por glândulas situadas nas bordas das pálpebras. Além da idade, fatores ambientais e estilo de vida fazem com que tais glândulas produzam pouco lubrificante, fiquem obstruídas ou inflamadas acarretando a secura dos olhos.
Dicas para lidar com o problema:
1- Durante os períodos em que estiver na frente do computador, usando o celular, vendo TV ou lendo, pisque regularmente apertando levemente as pálpebras. Com isso você aumenta naturalmente a produção de lágrimas através do estímulo das glândulas. Aliás, não se esqueça de piscar sempre!
2- Faça compressas mornas sobre os olhos, elas estimulam as glândulas. Use saquinhos de chá de camomila como compressas – o alívio é imediato!
3- Deixe o ambiente sempre umidificado.
4- Oftalmologistas recomendam a ingestão de óleo de semente de linhaça em cápsulas. Procure uma boa marca e certifique-se de que o óleo da semente foi extraído a frio (deve estar escrito no rótulo Prensado a Frio ou Cold Pressed). O óleo de linhaça garante o aporte do ácido graxo ômega 3 – um maravilhoso antiinflamatório natural que também faz bem para a pele, unhas e cabelo.
5- Use lágrimas artificiais e lubrificantes oculares. Existe no mercado uma infinidade de colírios que ajudam a amenizar o problema.
Lembre-se: Consulte sempre o seu oftalmologista. A Síndrome do Olho Seco deve ser levada a sério, se não for tratada ela pode ocasionar sérios problemas para seus preciosos olhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário