quinta-feira, 4 de abril de 2013

O que é o sopro no coração - Dra. Ana Escobar



É comum ouvir que alguém tem "sopro no coração", principalmente, em crianças. É muito mais freqüente do que imaginamos. Mas é fundamental entender que há 2 tipos de sopro: os que são chamados “fisiológicos” ou “inocentes” e os sopros “patológicos”, isto é, que indicam alguma doença no coração. Vamos entender a diferença.


O coração por dentro é dividido em 4 câmaras. Como se fosse uma caixinha com 4 divisões. Duas em cima e duas em baixo. O sangue chega “sujo” do corpo pelo lado direito desta “caixinha” que é nosso coração, vai para os pulmões onde é oxigenado e “limpo” e entra de novo no coração pelo lado esquerdo, de onde é bombeado para oxigenar o corpo todo. Por isso o lado direito do coração não pode se comunicar com o lado esquerdo.

Quando o médico “escuta” o coração, ouve um barulho normal que é aquele “Tum-Tá” que todos conhecemos. Porém, em algumas pessoas o médico ouve, ao invés do “Tum-Tá” ,um barulhinho do tipo “SHHHH”. Feche um pouco a boca e solte o ar. Faz um ruído exatamente igual. Por isso se chama “sopro”! 

Os sopros no coração podem indicar que há uma passagem anormal de sangue de um lado da “caixinha” para outro. Como se houvesse, por exemplo, um vazamento ou um “buraquinho” entre as divisões. Esse é o tipo de sopro que indica uma doença no coração. Geralmente vem acompanhado de alguns sintomas como cansaço, tosse aos esforços, desmaios não explicados, e uma coloração azul que pode aparecer no lábio de alguns bebês, principalmente quando se esforçam para mamar ou para chorar. Como esse “sopro” indica doença, o tratamento muitas vezes é cirúrgico.

Por outro lado, existem também os sopros que são chamados de “inocentes”. Isso porque o coração é totalmente normal, não tem o vazamento... E por isso, a pessoa tem uma vida normal sem nenhum sintoma clínico, mesmo fazendo esforço ou exercícios físicos. Não se conhece ainda as causas deste tipo de sopro e nem porque ele aparece. Mas se tem certeza de que não significa doença cardíaca e por isso é mesmo “inocente”.

Para saber se um sopro é inocente ou patológico, o médico pode pedir um ecocardiograma. Mas um exame físico também indica a diferença. 

Cuide-se e assim você pode cuidar de quem está perto de você.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário