terça-feira, 26 de julho de 2016

Você sabe dizer não?


Essas dicas podem ajudar

1. Seja fiel a você

Um dos principais motivos que levam uma pessoa a ter dificuldades em dizer não é a baixa auto-estima, que, por sua vez, gera insegurança. E cada pessoa de acordo com cada relação em que está inserida percebe um tipo de impedimento, seja no medo de não ser aceita, de magoar alguém querido ou de sofrer algum tipo de consequência futura. Repense suas prioridades, qualidades e habilidades, o que lhe dá orgulho sobre si mesma e trabalhe sua auto-estima. Dizer sim para tudo vai te fazer mal e não vai fazer com que gostem de você, ninguém agrada a todos e aceitar qualquer coisa por algum medo vai lhe estigmatizar como fraca. Seja fiel aos seus princípios, valores e seus objetivos de vida. Seja fiel ao que você traçou para aquele dia, semana ou mês. Não desfoque nem saia do seu caminho. Antes de fazer alguém feliz, faça você mesma feliz.

2, Saiba seus limites

Auto conhecimento é fundamental! Algumas pessoas aceitam determinações autoritárias, tomam para si responsabilidades que não lhe cabem ou passam por cima de seus princípios pela dificuldade que tem em dizer não. Respeite a si mesma, seus limites, ideais, e seus desejos. Se você identificou que não terá tempo ou que não poderá comparecer em um determinado evento, recuse imediatamente o convite, claro, sendo educada e grata pelo convite. Um não como sorriso no  rosto é sempre mais leve.

3. Pese o seu não

Por mais que você tenha dificuldades em negar algo, em algumas ocasiões você o fez. Pense nas razões que tornaram essas negativas mais fáceis de fazer, do que nas  situações em que você não resistiu e cedeu. Assim você pode ir exercitando outros aspectos a partir destes que não tiram seu sono. Claro que cada situação deve ser analisada. Veja se o convite está no seu raio de possibilidade. Se ultrapassou, o não ficou pesado demais para você.

4. Não enrole

Se você leva muito tempo para se decidir é porque provavelmente está inclinada a recusar, então pense rápido. O auto conhecimento que você vai exercitar aos poucos vai lhe ajudar, nesse tempo de resposta. O importante é não adiar uma situação, isso sim pode magoar alguém ou causar algum tipo de constrangimento. E o principal, não minta! Respeito é fundamental então não subestime a inteligência de outras pessoas com desculpas absurdas, ou diga algo que em breve pode afetar essa relação.

5. Não se desculpe...

...nem se culpe por não querer ou não poder fazer algo. O não é uma resposta comum, e na maioria das vezes será uma resposta previsível, então não se culpe ou se desculpe por dar uma resposta honesta. Isso não ajuda em nada e a outra pessoa pode usar essa demonstração de culpa contra você. Se você tem essa dificuldade em dizer não, com certeza algumas pessoas que convivem com você sabem disso e até mesmo desconhecidos podem perceber em instantes, então, seja educada, mas determine seus limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário