sábado, 26 de novembro de 2016

Boa noite, mesmo! - Dra. Patrícia Cruz e Dr. Pedro Genta


Dormir bem é um passo importante para deixar o dia a dia muito mais agradável e produtivo. Quem descansa de verdade tem melhor desempenho nas tarefas e atividades físicas que se propõe a fazer. Para ajudar na hora de dormir, é preciso ficar ligado em nossas atitudes durante a noite. Confira as dicas da nutricionista Patrícia Cruz, e do pneumologista do Serviço de Medicina do Sono do HCor - Hospital do Coração de São Paulo, Dr. Pedro Genta, e garanta um sono tranquilo.

Alimentos proibidos

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que não trazem nenhum benefício ao organismo, como refrigerantes, bebida alcoólica e cafeína em excesso. Pobres em nutrientes, eles não são bem-vindos antes de deitar, principalmente se contiverem a cafeína, famosa por driblar o sono.

Alimentos ricos em gordura também são proibidos, pois exigem um trabalho maior de digestão. O ideal, durante a noite, é fazer uma refeição com alimentos mais leves, por exemplo, arroz integral, legumes, verduras e carnes brancas.

Relógio do sono

As horas de sono ideais variam de pessoa para pessoa, o mais importante aqui é a qualidade, afinal não adianta nada dormir 10 hora seguidas, mas com interrupções. O ciclo do sono deve ser linear, por isso é mais indicado dormir 6 horas, passando por todas as fases e, assim, acordar renovado. Observe se você tem acordado muito durante a noite e o quanto isto tem influenciado no seu dia.

Desligue o smartphone

Hoje em dia é praticamente impossível não ter um smartphone e é muito comum levá-lo para a cama e terminar as últimas horas acordado, conectado ao mundo. Mais do que distrair as pessoas e fazê-las perder a noção do tempo, o uso de celulares - e também de tablets e aparelhos similares -, antes de dormir, deixa o indivíduo constantemente atento, o que o impede de relaxar completamente e dormir. Outro efeito nocivo provocado por esses dispositivos está relacionado à luminosidade que eles emitem. Estudos recentes revelaram que a luz da tela dos smartphones, entre outros eletrodomésticos, pode inibir a produção de melatonina, cuja função é induzir o cérebro ao sono.

Xô, insônia!

Ela pode estar ligada a diferentes fatores, verifique se no seu caso será necessário um acompanhamento médico. Se ela for fruto de agitação ou dormidas desregradas, evite dormir durante o dia. Caso esteja muito cansado, programe um cochilo em menos de 1 hora, assim não comprometerá sua noite de sono.

Relaxe

O estresse é um dos grandes problemas modernos e responsável por tirar o nosso sono. Se você estiver com muitos problemas, evite focar neles na hora do descanso. Uma boa dica é deixar para resolvê-los na primeira parte do dia. Antes de dormir, tome um banho morno e não pense em coisas desagradáveis. Aproveite para ler um livro e, logo em seguida, desligar tudo.

Durma bem!

- Beba água;

- Não fique longos períodos em jejum;

- Pratique atividade física;

- Tente ir para a cama no mesmo horário de sempre;

- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes;

- Introduza leite e iogurte na sua rotina alimentar;

- Deixe os problemas para fora da cama;

- Desligue-se de todos os aparelhos móveis possíveis;

- Não fume.




(texto publicado na revista Ponto de encontro nº 62 - jun/jul de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário