domingo, 3 de setembro de 2017

Acredite em você


A autoconfiança, esse sentimento íntimo de fé em si mesmo, é o que coloca todos nós em movimento. Se você acredita que pode fazer, pronto, você vai lá e faz. Se não sabe como fazer, sente que pode aprender. Se não tem tempo ou recursos suficientes, então fará o melhor possível. E, se falhar, compreende que ao menos terá crescido com o processo. Ou seja: é essa força interior, chamada de autoconfiança, que permite que se viva verdadeiramente sem hesitações, sem perda de tempo. É ela que permeia suas ações para seguir com mais sabedoria. No entanto, a falta dessa convicção pode deixá-lo imobilizado.

A boa notícia é que a autoconfiança pode realmente ser apreendida e construída. E, se você estiver trabalhando na sua própria autoconfiança ou a construir a confiança das pessoas ao seu redor, esse esforço será certamente recompensado. Todos nós enquanto seremos humanos, necessitamos de nos sentirmos competentes, eficazes e confiantes. Estes sentimentos permitem que nos coloquemos num estado de elevados recursos - corpo e mente ficam sintonizados para construir uma resposta adequada ao desafio a enfrentar ou a resolver. Como conseguiríamos atingir ou fazer algo em nossa vida, se constantemente tivéssemos alguém nos nossos ouvidos a transmitir ideias de incapacidade, palavras depreciativas acerca de nós e das nossas capacidades e habilidades?

Bem, não seremos nós próprios na maioria das vezes a ser esse "sabotador" daquilo que queremos realizar?

A autoconfiança possui um significado muito individual para cada pessoa. Um dos motivos que explicam isso é o fato de que as dificuldades e fraquezas encontradas nos indivíduos se alteram conforme suas personalidades e contexto em que estão inseridos. Alguns se sentem inseguros, pois não conseguem se comunicar com eficiência, e outros não estão satisfeitos com a própria aparência porque idealizam outra imagem para si mesmos. Independentemente do motivo de sua insegurança, algumas experiências podem ajudar a desenvolver autoconfiança.

Não há nenhuma receita mágica para desenvolver a autoconfiança, mas certamente existem alguns hábitos diários que podem colocá-la no nosso caminho com mais facilidade.

Se você está estressada, sobrecarregada, entediada ou simplesmente insegura, vai gostar de saber que existem, pelo menos, cinco atitudes que podem mudar essa percepção de si mesma. O site americano "Learn Vest", que dá dicas de carreira e finanças para mulheres, recomenda alguns hábitos. Veja abaixo.

Cerque-se de pessoas positivas

Humores e atitudes são contagiantes, por isso, se você precisa dar novos ares à forma como enxerga a si mesma. Evite contato com pessoas que transmitem sentimentos negativos. Isso porque quem está sempre falando das próprias inseguranças e dificuldades acaba fazendo com que pensemos com mais frequência sobre os nossos problemas. Vale a pena esse esforço?

Tenha organização

Ela é a chave do dia-a-dia para evitar estresses que minam nossa confiança e autoestima. Substitua a confusão de horários, os atrasos e as perdas de prazo por uma boa planilha de despesas e uma agenda de afazeres. Anote cada passo essencial da rotina e organize-se! Temos certeza de que o tempo vai acabar rendendo mais e o dinheiro, quem sabe, não acompanha a tendência.

Faça o que dá prazer

Para mostrar o melhor de si, você também precisa sentir-se bem por dentro. É por isso que reservar tempo para hobbies e atividades prazerosas passa longe de ser uma frescura qualquer. Falta coragem (ou ânimo) para retomar aquela aula de dança, convidar as amigas para uma happy hour, viajar no fim de semana? Pense no quanto esses compromissos leves podem ajudar você a ter uma visão mais positiva das coisas... Viu só?

Movimente a agenda

Ok, sabemos que relaxar em casa e ter boas horas de sono por noite é fundamental para a saúde física e mental de qualquer pessoa. Mas é na interação com os outros - e não estamos falando aqui das redes sociais - que colocamos nossos sentimentos em prática. A dica é simples: deixe o computador e o smartphone em casa e parta para um barzinho com seus amigos sem hora para sair de lá. Visite pessoas, marque reuniões em casa, aceite mais convites. A lista é interminável.

Quando puder viaje

Sair de sua zona de conforto ajuda você a exercitar sua autoconfiança de maneira mais eficiente, pois alarga suas experiências de vida, conhecimento e flexibilidade de convivência com pessoas diferentes.

Experimente coisas diferentes

Pular de paraquedas, cortar e mudar a cor do cabelo, participar de palestras motivacionais. Seja lá o que for que você escolher, é importante que sejam desafios e experiências novas, que possam mostrar para si mesmo o quanto você é capaz.

Expresse-se

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: "As coisas que são difíceis de falar são normalmente as mais importantes." É importante que você conte para as pessoas - ou para um amigo (a) - o que sente, o que espera e simplesmente converse para  que não guarde o desnecessário dentro de si mesmo.

Busque mais aprendizado

Não se satisfaça com aquilo que sabe, mas busque sempre aprimorar suas capacidades e conhecimento. Talvez você não precise aprender algo completamente novo, mas sim aprofundar aquilo que já sabe de determinada coisa.

Mude a sua auto-imagem mental

A nossa autoimagem significa muito para nós, mais do que muitas vezes percebemos. Temos uma imagem mental de nós mesmos, que determina o modo como nos sentimos confiantes (ou não). Mas essa imagem não é fixa e imutável. Podemos mudá-la. Use as suas capacidades mentais e trabalhe a sua autoimagem. Se não gostar dela, mude-a. Descubra porque se vê desse modo e faça o que for preciso para mudar.

Ajude, sem esperar nada em troca

Oferecer um pouco de si a uma causa ou a quem precisa traz quase que instantaneamente uma sensação de bem estar. É claro que ninguém deve fazer isso apenas para querer sentir-se bem consigo mesmo, mas não é bom poder fazer a diferença na vida de alguém e receber como recompensa a satisfação de ajudar?

Aproveite estas dicas e faça uma lista de pontos que você quer melhorar. Procure ser bem objetiva e honesta consigo e mãos à obra!!!




(texto publicado na revista Leve & Leia nº 146 - ano 10 - junho/julho de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário