domingo, 10 de setembro de 2017

Diário de vida: São Francisco de Assis


Esse ano completo 30 anos de carreira como professora de italiano. E não me canso de repetir que a cultura italiana iria entrar na minha vida de qualquer jeito. No primeiro ano do ensino fundamental estudei em uma escola que foi fundada para atender aos paulistanos da comunidade italiana. E comecei a trabalhar com 17 anos em uma empresa italiana. Mas o mais incrível é como São Francisco de Assis sempre fez parte de minha vida. 

Moro há muitos anos em um bairro chamado Vila São Francisco. Quando estava no colégio a professora de filosofia nos deu como lição de casa irmos ao cinema assistir ao filme "Irmão sol, irmã lua" de Franco Zeffirelli. E tomarmos nota do que achássemos relevante durante a projeção. Devo ressaltar que o áudio era em inglês com legendas em português como é costume no Brasil.

Anos mais tarde quando morava em Reggio Calabria, a professora de cultura nos fez assistir ao filme "Fratello sole, sorella luna" dublado em italiano, como é costume nesse país. O filme era o mesmo, mas a edição não, o que mudou o ritmo da narrativa. 

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a interpretação da canção-título. Em inglês é interpretada por Donovan, em italiano, por Claudio Baglioni.

E hoje na missa durante a comunhão tocaram a canção "Doce é sentir" que é a versão em português. 

Realmente hoje a missa foi muito especial, porque o Pe. Adão tem uma voz bem marcante e durante a homilia tratou do tema "viver, sobreviver e conviver" e ilustrou a exposição com exemplos de sua vida pessoal o que me prendeu a atenção e nem senti o tempo passar. 

Brother sun, sister moon - Donovan



Fratello sole, sorella luna - Claudio Baglioni



Doce é sentir - Elizabete Lacerda




Nenhum comentário:

Postar um comentário