sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Azeite de oliva: faz bem ou faz mal?


Se usado corretamente, o azeite é um grande aliado a saúde

O azeite de oliva é extraído das azeitonas, fruto das oliveiras. Dá para fazer uma coleção dos benefícios já identificados que este alimento traz para a saúde. O nutriente em evidência no azeite é a gordura monoinsaturada, necessária e indispensável ao organismo para manter diversas funções dentro do corpo e é por aí que começam os grandes benefícios oferecidos por ele. Além da gordura monoinsaturada, são encontrados na composição do azeite os polifenóis que são compostos antioxidantes fortíssimos, o famoso grupo dos ômegas ou ácidos graxos essenciais (ômega 3, ômega 7, ômega 9 e ômega 6), além das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), em especial a vitamina E que está em maior quantidade do que as demais.

Todos esses nutrientes e compostos são responsáveis pelos benefícios do azeite de oliva, dando a ele uma característica medicinal única com grande efeito preventivo na saúde. Cito os mais encontrados:

- Prevenção de arteriosclerose e proteção do coração;

- Proteção do cérebro, previne derrames:

- Prevenção do câncer;

- Efeito protetor do envelhecimento da pele;

- Ação nutritiva para pele, cabelos e unhas;

- Ação na redução das gorduras abdominais;

- Proteção da parede do estômago quanto a agressores externos;

- Auxilia no bom funcionamento do pâncreas;

- Melhora a saúde dos ossos.

Com tantos benefícios é impossível ficar sem ele diariamente na nossa alimentação.

Agora para que fique claro é importante compreender que tipo de azeite utilizar e que características ele deve apresentar para te oferecer tamanhos benefícios à saúde.

No mercado você irá encontrar o azeite extra virgem, com diversos tipos de acidez, irá encontrar também o azeite virgem, o azeite refinado e o azeite puro. Para obter todos os benefícios citados acima busque sempre pelo AZEITE EXTRA VIRGEM, e fique atento ao seu grau de acidez que deve ser menor do que 0,5% (,0,5%). Este tipo de azeite é extraído após a primeira prensagem a frio, portanto é mais puro e quanto menor a acidez, maior é a pureza e a garantia dos bons componentes.



(texto publicado no jornal Ponto a Ponto edição 507 - ano 8 - agosto de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário