quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Como ser mais ético? - Daniele Martins


Ser ético é agir a favor da coletividade, pondo o bem-estar da sociedade à frente do seu. Parece simples, mas levar uma vida assim exige atenção constante aos dilemas do dia a dia. Veja como guiar suas escolhas

1) Entenda o que é ser ético

A ética é uma inteligência coletiva que estabelece os princípios para a boa convivência de uma sociedade. Não é um conjunto de leis determinado, é uma reflexão sobre aquilo que o grupo define por um período de tempo como referência de comportamento. Como a sociedade está em constante transformação, e como os valores nem sempre são absolutos (pense na sinceridade, por exemplo), o pensamento ético é algo que tem de ser trabalhado dia a dia.

2) Questione-se a cada momento

Justamente por não haver uma tabela com certo e errado, para ser ético é preciso fazer escolhas a todo tempo. E isso nem sempre é simples. São os chamados dilemas éticos. Eles podem ser grandes (você deve ou não pôr a vida de alguém em risco para salvar a de outras pessoas?) ou menores (você deve ou não desrespeitar uma lei de trânsito para chegar mais cedo e não deixar outras pessoas esperando?). Refletir sobre cada situação e sobre a melhor forma de agir diante dos dilemas é um exercício ético.

3) Aja como gostaria que todos agissem

Um dos caminhos para ser mais ético é agir com os outros como você gostaria que eles agissem com você. Parece básico, mas nem sempre nossas ações seguem instintivamente essa máxima. Quem questiona os políticos corruptos não deve aceitar presentes caros de um cliente. Se você acha roubar errado, deve avisar se receber um troco a mais. Se você quer que o seu trabalho seja valorizado, não deve comprar artigos pirata. É assim que se constrói uma cadeia virtuosa.

4) Esteja disposto a abrir mão

O melhor para você pode não ser o melhor para o grupo. E ser ético é priorizar a coletividade, mesmo que, para isso, a gente tenha que abrir mão de desejos e da sensação de que a nossa felicidade não tem preço. Sua vontade só deve ser permitida se não lesar a comunidade. Furar a fila porque você está com pressa, fumar escondido em local proibido, dar uma festança até altas horas, mesmo sabendo que há vizinhos querendo dormir. Pode? Volte ao item 2.

5) Assuma responsabilidades

Fuja de discursos como "é o sistema", "todo mundo faz" ou "sempre foi assim". Quando você justifica uma atitude que sabe que não deveria ter tido com frases como essas, está tentando se eximir de sua responsabilidade. Nós somos livres para tomar decisões, mas não podemos nos esquecer de que elas têm consequências e que somos responsáveis por elas. Uma boa medida é pensar se você ficaria desconfortável em contar o que fez em público. Se ficaria, não faça.

6) Não seja cúmplice

No limite, quem aceita uma atitude antiética também está sendo antiético. Se presenciar um caso de abuso moral no trabalho, denuncie. Se achar que colar é errado, não passe a cola. Se não concorda com quem sonega impostos, não aceite pegar menos por um serviço sem nota. Se for contra trabalho escravo, boicote fábricas que sujeitam seus trabalhadores a condições análogas à escravidão. Viver de forma ética não é fácil, mas faz diferença.



(texto publicado na revista Sorria para ser feliz agora nº 56 - jul/ago de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário