quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Esculpir nosso coração - Andrea Cabral


O talento de Michelangelo Buonarroti, tão evidente nas esculturas Pietà, Davi e em todas as suas notáveis obras, levou-me a pensar de que maneira podemos esculpir nossa própria vida.

"O escultor se volve do mármore para seu modelo, a fim de aperfeiçoar sua concepção. Todos nós somos escultores, que trabalhamos em formas variadas, modelando e cinzelando o pensamento. (...) Precisamos formar modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, ou nunca os esculpiremos em uma vida sublime e nobre." A pensadora metafísica Mary Baker Eddy escreveu isso em um de seus livros.

Para mim, a arte de esculpir está muito relacionada com tirar o excesso, limpar e descobrir o que já existe. Ao refletir sobre os sentimentos, emoções e pensamentos, pergunto-me se, assim como basta limpar uma janela suja para enxergar bem a paisagem do lado de fora, o mesmo aconteceria se eliminássemos a irritação, o rancor, a inveja e outros sentimentos ruins para ver bem a outra pessoa.

Por exemplo, em vez de dizer: "É assim que eu sou", o que aconteceria se nos identificássemos cada vez mais com qualidades como a empatia, a paciência e a alegria? Isso é desenvolver um coração nobre, esculpi-lo diariamente, arrancar o que não serve ou o que prejudica, limpá-lo e colocar nele somente qualidades que enriquecem. Isso seria refinar os afetos e levá-los às suas expressões mais puras. Eu acho que com esse ideal só podemos alcançar saúde e felicidade.

A Dra. Mimi Guarnieri, especialista em cardiologia e autora do livro "El corazón habla" [O coração fala], mostra a estrita relação que existe entre as emoções e o coração, como este se altera devido a elas. Segundo suas pesquisas, quando sentimos alegria, gratidão e tudo quanto possa ser chamado de emoções positivas, os batimentos cardíacos se harmonizam.

Se pensarmos nessa relação, acredito ser necessário refletir sobre as emoções que nos causam dano e deixar de lado o mau humor, a raiva e o rancor, por exemplo. Muitas pessoas têm comprovado o famoso ditado "Querer é poder", e para isso é importante que nos perguntemos: "Quero enxergar em mim mesmo problemas ou boas qualidades, como a bondade, o bom humor, a tolerância e a paciência?".

Se tivermos o desejo de alcançar algo bom, nós o conseguiremos. Além disso, esculpimos, limpamos e trazemos essa bela imagem à luz, aquilo que realmente somos, e trocamos a expressão: "Meu coração está partido" por esta outra: "Meu coração se enche de felicidade".

Algumas ideias para conseguir um coração saudável são:

1 - Lançar fora a irritação, a intolerância e o hábito de culpar-se a si mesmo.

2 - Ver que esses sentimentos são algo que não pertence à nossa natureza espiritual.

3 - Amar-se a si mesmo, despojar-se do que não serve e cultivar boas qualidades.

Começar com esses pequenos passos faz uma grande diferença na vida. Não importa onde estejamos, sempre podemos caminhar rumo ao bem-estar. Manter esse objetivo no pensamento nos dá força para seguirmos adiante e alcançá-lo.



(texto publicado na revista Sempre Jovem ano V, nº 16 - 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário