sexta-feira, 11 de maio de 2012

EFT - técnica pode ser usada no carro

Medo, raiva, ansiedade e outros sentimentos desagradáveis, cada vez mais presentes nos congestionamentos do dia-a-dia, podem causar desconforto físico e emocional ao motorista, ainda que esquecidos depois de vivenciados. A solução apontada pela EFT (Técnicas de Libertação Emocional, do inglês Emotional Freedom Techniques) é uma prática simples de acupuntura com os dedos associada a frases ligadas à emoção ou dor.
“A EFT é uma espécie de acupuntura emocional, mas sem agulhas. Para aliviar a tensão psíquica ou dor física, a técnica se apóia no conhecimento chinês dos meridianos. Muito simples de ser aplicada, permite o desbloqueio dos canais energéticos, proporcionando o restabelecimento do equilíbrio”, explica André Lima, um dos terapeutas pioneiros no Brasil em usar a EFT, mais conhecida nos Estados Unidos, onde existe há 25 anos.

Aplicação da EFT no carroCrenças negativas sobre o trânsito e o carro, medo de acidentes ou assalto, raiva, estresse, dores do corpo, medo de dirigir e insegurança são alguns dos problemas que podem, segundo do terapeuta, ser tratados rapidamente com a EFT.

Para desbloquear os meridianos basta que se toque neles com batidas leves, usando as pontas dos dedos. Para Lima, “os terminais dos meridianos devem ser pressionados enquanto a pessoa se concentra no problema que espera resolver, o que é feito com a repetição de frases”.

De acordo com esse método, as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do corpo. Quando o fluxo é restabelecido, o sentimento negativo desaparece.

Ponto vivo

Se for acometido por um sentimento negativo na direção, espere o farol fechar para aplicar a técnica – ou pare o carro, dependendo da força da emoção.

O primeiro passo, ensina o terapeuta, é identificar o sentimento. Raiva depois de uma fechada, tristeza, inconformidade, medo? “Em seguida, elabore uma afirmação relacionada ao sentimento, cuja estrutura é: ‘Embora eu sinta (raiva), eu me aceito profunda e completamente’. Enquanto diz a frase, vá batendo, sem muita força, no ponto localizado na lateral na mão (ver ilustração), chamado de Ponto do Golpe de Caratê”.

O passo seguinte é continuar com a mesma batida, sete vezes aproximadamente, nos outros meridianos, conforme descrição abaixo. “Agora, não é mais preciso dizer a afirmação toda, apenas a frase que lembre a emoção. ‘Raiva’. Repita a seqüência três vezes e sinta a transformação do sentimento”, aconselha o terapeuta.

A ordem de pontos a serem tocados é, na ordem das ilustrações:

Ponto do Golpe de Caratê
Ponto do Topo da Cabeça
Ponto Início da Sobrancelha
Ponto do Lado do Olho
Ponto Embaixo do Olho
Ponto Embaixo do Nariz
Ponto Embaixo da Boca
Ponto Osso Clavícula
Ponto Embaixo da Axila



“Depois que o fluxo de energia é refeito, o bloqueio é dissolvido”, garante Lima. A técnica, segundo ele, pode ser usada quantas vezes forem necessárias e não tem contra-indicação.


(texto publicado no site http://revista.webmotors.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário