terça-feira, 8 de maio de 2012

O guia preguiçoso da sustentabilidade - Tete Martinho

Atitudes simples e algumas vezes despretensiosas podem ajudar a frear a atual destruição do meio ambiente. Que tal?

Se não fizermos nada para desacelerar o atual processo de degradação ambiental, vamos comprometer - e muito - a vida dos nossos filhos. Isso é fato. Mas, afinal, será que existe algo que cada um de nós possa fazer para colocar um freio nessa história? Sim. E para isso não precisa ser um "verde de carteirinha". É isso que mostramos a seguir: como ajustes sutis no dia a dia podem ter um impacto positivo maior do que se imagina.

Qual a procedência do que você compra?

De nada adianta trocar sacolas plásticas ppor uma "ecobag" se ela for feita no Vietnã. "Será que o custo energético do transporte não anularia o benefício de sua utilização?", pergunta a jornalista Amélia Toledo, que pesquisa as relações entre design, inovação e sustentabilidade. Para escolher entre produtos, ela recomenda adotar um conjunto de critérios que inclua durabilidade e adequação ao uso. "Design sustentável é aquele que usa menos matéria-prima, processos industriais e energia."

Reduzir o consumo de água e energia...sim! É possível

Regrinhas fáceis para reduzir o consumo de luz e água em casa: mantenha as instalações elétricas em dia; escolha eletrodomésticos certificados; use ferro a vapor, mais econômico, e acumule roupas para passar de uma vez só; instale a geladeira longe de fontes de calor, como o fogão, que a fazem trabalhar mais; pinte as paredes de cores claras, que refletem luz; mantenha luminárias e lustres limpos, para evitar perda de luminosidade; use lâmpadas fluorescentes ou de vapor de sódio; desligue o monitor do computador quando parar de trabalhar; ensaboe toda a louça antes de ligar a  torneira elétrica; faça xixi no banho.

Sabe aquela fruta da estação? É a escolha mais sábia

Transportar alimentos por longas distâncias gera mais poluição do que trazê-los de perto; manter comidas em freezer ou estufa consome mais energia do que conservar alimentos frescos por poucos dias. Logo, dar preferência aos frutos da época e alimentos produzidos no cinturão de sua cidade são maneiras simples de contribuir para a redução da poluição atmosférica. De quebra, você ajuda a garantir a sobrevivência de pequenos produtores e comerciantes, que perderam espaço nas últimas décadas para as grandes redes de varejo.

Faxina diferente

Poluidores e intoxicantes, os agentes químicos estão literalmente entranhados em nosso dia a dia. Então, para começar a reduzi-los, experimente substituir produtos de limpeza por fórmulas naturais. Veja alguns exemplos. Limpeza geral: 4 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de vinagre branco em 1 litro de água morna. Desentupidor de pia: um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente. Desinfetante sanitário: bicarbonato de sódio com vinagre, água fervente e cascas de limão. Inseticida: folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água.

Compartilhar, por que não?

Cada vez mais o uso compartilhado de veículos e equipamentos ganha força. Os serviços que oferecem aluguel de carros por poucas horas começam a chegar ao Brasil; várias cidades européias já adotaram bicicletas de uso comum, que você loca em um ponto e devolve em outro. Se você tem família grande, já pensou na possibilidade de se livrar do segundo carro e compartilhar um único? Outra idéia que funciona e não demanda lá muitos sacrifícios: implementar uma rede de carona entre amigos e vizinhos.

Experimente consertar, trocar ou doar

Pense bem: é mesmo necessário trocar o celular porque um modelo novo chegou ao mercado? "É importante ser eficiente no uso da coisas, consertando-as quando preciso. Estamos transformando bens permanentes em bens descartáveis", afirma Azevedo. Mais: antes de se desfazer de algo, considere alternativas como feira e sites de troca. Ou destine a quem precisa: de livros e móveis a eletrônicos, sempre há uma instituição disposta a receber doações.


(texto publicado na revista Vida Simples)








Nenhum comentário:

Postar um comentário