sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Gota - Dr. José Cianci Filho

A gota é um distúrbio caracterizado por crises repentinas e repetitivas de uma dor articular muito intensa, causada por depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações, devido ao seu aumento no sangue. A hiperuricemia é o aumento do nível de ácido úrico no sangue, mas sem haver acúmulo nas articulações.

Em condições normais, existe uma determinada quantidade de ácido úrico no sangue. Seu nível aumenta de forma anormal quando os rins não conseguem eliminar uma quantidade suficiente na urina ou quando o organismo o produz em excesso.

A gota pode ser desencadeada pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas, pela fadiga, pelo emocional ou por uma doença.

De maneira geral, as pessoas apresentam uma dor intensa e repentina em uma ou mais articulações, frequentemente à noite. A articulação aumenta de volume, provoca intensa dor e a pele sobre a mesma torna-se avermelhada, tensa, brilhante e com a temperatura aumentada.

Essa doença afeta com maior frequência a articulação da base do "dedão do pé". No entanto, ela também afeta o dorso dos pés, os tornozelos, os joelhos, os punhos e os cotovelos. Ela raramente afeta a coluna vertebral, os quadris ou os ombros. Cerca de 20% dos indivíduos com gota apresentam cálculos renais ("pedra nos rins").

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas, no exame da articulação afetada e na dosagem do nível de ácido úrico no sangue (que se encontra elevado). Durante uma crise aguda de gota o nível de ácido úrico no sangue pode se encontrar normal.

No tratamento da gota, o primeiro passo é o alívio da dor através do controle da inflamação da articulação. Para tanto são utilizados anti-inflamatórios orais. Para a redução da dor, pode-se, também, imobilizar a articulação inflamada.

Para a prevenção da crise de gota algumas medidas devem ser adotadas. Por exemplo, deve-se estimular o consumo de grande quantidade de líquido, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar alimentar-se com alimentos ricos em proteínas.

Muitas pessoas com gota apresentam excesso de peso e, quando emagrecem, o nível de ácido úrico no sangue, geralmente, volta ao normal ou a um nível próximo da normalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário