segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Diário de vida: Exposição dos Mestres do Renascimento e passeio pela Liberdade

Como não trabalho na semana da pátria que é também a do saco cheio para os alunos da USP, decidi ir à exposição dos Mestres do Renascimento no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) que está localizado à R. Álvares Penteado, 112. 

Eu tinha combinado de ir com o prof. Marcos e havíamos convidado todos os alunos, mas nos desencontramos.  Acabei visitando a exposição com a Renate Hoster, aluna do Inter 1. Conversamos o tempo todo em italiano e como geralmente acontece acabei dando uma aula apesar de não ser professora de história da arte (mas o Renascimento é a minha época preferida e por isso estudei muito esse período por conta própria).

Começamos pelo 4º andar, a sala dedicada a Florença, depois descemos para o 3º andar, a de Roma e depois para o 2º que abriga obras de várias cidades: Ferrara, Veneza, Urbino e Milão. No subsolo assistimos a um vídeo falando sobre as obras expostas. 

Fizemos a visita em aproximadamente duas horas e depois nos despedimos. Acabei indo à Liberdade para fazer algumas compras antes de voltar para casa aproveitando a ida ao centro e para não perder o costume dei uma passada no Sebo do Messias onde peguei algumas revistas e um livro de autoconhecimento, o meu assunto predileto atualmente além do italiano. Depois fui à Casa Bueno onde comprei alguns produtos japoneses e como ainda era cedo decidi ligar para o João para saber se ele pretendia buscar a reserva no Messias. Ele acabou vindo e ficou mais do que feliz com a compra: 3 volumes encadernados sobre o Titanic. E para completar ele finalmente conseguiu adquirir o livro de James Cameron sobre o Titanic, mas o da ficção. 

Acabei fazendo uma bela "viagem à Itália" mais uma vez hoje.






Uma foto para registrar a visita ao CCBB


Mestres do Renascimento - Obras primas italianas - CCBB de São Paulo (vídeo oficial)

Vídeo oficial de uma das maiores exposições já realizadas no Brasil e que reúne cerca de 57 obras do período renascentista a partir de sua matriz, a Itália. Dentre os artistas estão Botticelli, Da Vinci, Michelangelo, Rafael, Bellini, Ticiano. No Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, essas jóias ficarão sob olhar do público até 23 de setembro de 2013, com horários extras e visitação durante a madrugada em alguns finais de semana. Vamos voltar à origem de nossa cultura moderna com as propostas artísticas do Renascimento. Imperdível. Realização BASE7 Produção Cultural. Direção Ernesto Hypolito. Fotografia Leonardo Siqueira. Edição Paula Montoro. Produção Marcos Maciel. Documentação em vídeo: Midialuna Produções.



Mestres do Renascimento 


Obras inéditas dos Mestres do Renascimento








Nenhum comentário:

Postar um comentário