domingo, 29 de dezembro de 2013

Diário de vida: A vida secreta de Walter Mitty


Ontem a Cristal e eu fomos assistir ao filme A vida secreta de Walter Mitty no Frei Caneca. Fazia tempo que não íamos ao cinema. O interessante (a sincronicidade atacou mais uma vez!!) é que eu estava pensando nisso quando a Cristal me convidou. Temos falado muito de autoconhecimento, ido a palestras, papo cabeça, mas temos vivido muito na virtualidade também e estávamos sentindo falta do mundo real. Gostamos muito de ir ao Frei Caneca porque exibe filmes comerciais,  mas também filmes nacionais e estrangeiros em outros idiomas além do inglês.

Sinopse: Walter Mitty (Ben Stiller) é o diretor de fotografia da revista Life, mas o seu cargo, como da maioria de seus colegas, está para ser extinto porque a publicação passará a ser online e não mais em papel. Walter é um homem muito comum que sonha o tempo todo que é um super herói principalmente para a sua colega de trabalho, Cheryl, cadastrada como ele no site de relacionamentos eharmony. Tudo muda quando ele não encontra um negativo (o de nº 25) que tinha sido mandado pelo fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn). Como Walter nunca perdeu um único negativo em toda a sua carreira, a procura pelo nº 25 que seria usado para fazer a última capa da revista era uma questão de honra. E assim começa a sua aventura por lugares nunca antes imaginados por ele: Groenlândia, Islândia, Himalaias e Afeganistão.


Trailer legendado em português


Trailer dublado em italiano


Trailer do filme realizado em 1947 e estrelado por Danny Kaye (sem legendas)


Comentários:

Dirigido e estrelado por Ben Stiller, A vida secreta de Walter Mitty foi levemente baseado no filme de 1947, com Danny Kaye no papel título. 

À medida que fui assistindo ao filme percebi que não se tratava de um simples entretenimento, mas de um enredo que contaria a viagem espiritual de um personagem com uma vida comum e rotineira, sem graça na verdade. A busca do negativo nº 25 foi só o impulso que Walter precisava para "viver a sua vida". 

Para conseguir encontrar o fotógrafo Sean O'Connell, Walter vai parar na Groenlândia, depois vai para Islândia, segue para os Himalaias e Afeganistão. Para conseguir entrar em seu próprio país, acaba tendo que recorrer à ajuda do funcionário da eharmony

Walter passou por todos esses lugares porque quando chegava a um local onde achava que Sean estaria, era informado que ele já tinha partido. Quando ele achou uma carteira que Sean tinha deixado, não lhe deu muita importância acabou jogando-a fora. 

Apesar de ter uma vida monótona e sem graça, Walter era bom no skate e ensinou o filho de Cheryl, a sua colega de trabalho, a usá-lo bem e durante as suas viagens para encontrar o fotógrafo esse veículo lhe foi muito útil. 

Para concluir, adivinhem onde estava o tal negativo? Na carteira, que felizmente a mãe dele, interpretada pela veterana Shirley MacLaine,  resgatou do lixo. E quando o negativo é revelado, quem aparece na foto? Exato: Walter Mitty. 

Analisando o filme, dá para concluir que a mãe de Walter e Sean arquitetaram tudo para que a viagem espiritual acontecesse. E o fato do protagonista trabalhar com negativos e a revista se chamar Life não é simples acaso.

Como devem ter notado, gosto muito de cinema e mesmo me propondo a assistir tranquilamente a um filme, o processo de autoconhecimento me impulsiona a tirar sempre uma lição de cada um deles.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário