quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Verdades e mitos: as propriedades da framboesa


O risco de hipertensão e doenças cardíacas cai com o consumo da framboesa. Conheça outros benefícios que essa frutinha traz para a saúde.

A framboesa é uma das frutas mais ricas em fibras, o que faz dela uma boa opção de alimento para melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre.

O risco de hipertensão e doenças cardíacas cai quando essa frutinha se encontra no prato. Mas sua coloração avermelhada guarda ainda outras vantagens para a saúde. Confira abaixo outros benefícios da framboesa.


Previne o câncer

Verdadeiro. A fruta oferece boas doses de antocianinas, pigmento que garante sua coloração avermelhada. As antocianinas fazem parte do grupo de flavonoides que neutralizam os radicais livres que atacam as células e servem como gatilho para o desenvolvimento da doença. Por isso, quanto mais flavonoides na dieta, menor a incidência de câncer e sua progressão. Além disso, um estudo americano revelou ainda que a antocianina, quando em conjunto com o ácido elágico (também encontrado na framboesa), previne a degeneração celular.


Ameniza a artrite

Verdadeiro. Assim como o ácido acetilsalicílico, as antocianinas da framboesa inibem a ação da enzima ciclooxigenase, que participa da síntese de um hormônio chamado prostaglandina, responsável pela dor e pela inflamação. Comer alimentos com antocianinas é indicado para aliviar a artrite e dores nas juntas.


Abaixa a pressão arterial

Verdadeiro. Segundo um estudo inglês, publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de antocianinas reduziu em 8% o risco de hipertensão. Essa substância colabora com o sistema circulatório, e protege artérias, previne a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade (LBD), que estimulam a arterioesclerose e outras doenças coronárias.


Adia o envelhecimento

Verdadeiro. Isso graças ao ácido elágico. Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), mostrou que as moléculas desse composto se ligam ao ferro e ao cobre, impedindo que os dois minerais participem da formação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. A artilharia anti-rugas é complementada pela vitamina C, encontrada na framboesa. Esse nutriente se liga aos aminoácidos lisina e prolina durante a formação do colágeno, proteína que também garante firmeza à pele e evita a flacidez.


Dilui gorduras

Verdadeiro. Rica em vitaminas do complexo B, a framboesa garante uma boa secreção da bile. Essa substância - que é produzida pelo fígado e armazenada pela vesícula - atua diluindo as gorduras consumidas e tem ação depurativa. Com isso, evita-se que as gorduras sejam depositadas em vasos e artérias (provocando doenças cardíacas) ou que fiquem armazenadas na região abdominal.


Combate a depressão

Verdadeiro. A framboesa possui vitamina B6 (piridoxina), que participa diretamente da produção da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor envolvido na troca de informações entre os neurônios. Uma eventual deficiência em sua produção regular pode provocar alterações de humor, fadiga, depressão e lesões cerebrais.


Provoca constipação

Falso. Na verdade, a framboesa está na lista de frutas mais ricas em fibras: cada 100 g do alimento equivale a 4 g de fibras. O consumo diário recomendado da substância é de aproximadamente 25 g, o que faz dele uma boa opção de alimento para melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre.



(texto publicado na revista Leve & Leia de dezembro de 2013)















Nenhum comentário:

Postar um comentário