quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Em busca do equilíbrio - Manoela Granja


O Reiki promove o rejuvenescimento por meio da harmonização, da ativação e da potencialização do processo de renovação das células. Veja como isso funciona

O Reiki é uma terapia energética vibracional, e é usado para canalizar, direcionr e acionar a energia vital do organismo através das mãos, relaxando e ativando o sistema imunológico. Por meio desta terapia, o processo de defesa do corpo é equilibrado, reforçado, intensificado e acelerado, o que proporciona um estado de harmonia e bem estar.

A denominação Reiki foi criada, no Japão, pelo mestre Mikao Usui. REI significa "princípio vital do universo", ou seja, a força maior que movimenta tudo; e KI é "a energia vital que anima todas as criaturas vivas". Segundo o mestre Kiko Akamine, a terapia é aplicada com toques suaves pelo corpo, em pontos energéticos chamados "chacras', que atuam como centros captadores e transformadores de energia, visto que, na natureza, ela não se cria, nem se destrói. Apenas se transforma. A energia hidráulica passa a ser elétrica através das turbinas das usinas. E esta, por sua vez, se transforma em térmica nos aquecedores. Ainda há energia mecânica nos motores, energia luminosa nas lâmpadas etc. "Se fizéssemos uma comparação entre as energias elétrica e vital do ser, os chacras seriam os nossos estabilizadores de voltagem, pois cada região do corpo necessita de um tipo e uma potência energética "diferenciada", afirma o mestre.

A técnica, por isso, tem conquistado cada vez mais os brasileiros que querem se "reabastecer". A advogada Débora Spada, 42 anos, fez uma cirurgia na coluna para retirada de um tumor próximo à medula, na altura da cintura. Foi por causa da preocupação com a saúde que ela se interessou em saber mais sobre o Reiki. "Além de ter muitas dúvidas e medo, eu estava precisando equilibrar as minhas emoções. A sensação que tenho hoje é de que a terapia fez com que meu organismo ficasse preparado para a retirada do tumor, que estava alojado entre delicados nervos, sem que me causasse nenhuma lesão. No dia da cirurgia, eu estava bem e confiante", revela Débora.

A prática do Reiki ajuda a produzir o equilíbrio corporal, emocional e mental de que necessitamos. Para Akamine, o indivíduo que não consegue superar a tempo as emoções negativas pode somatizá-las, causando desequilíbrio físicos e mentais. Portanto, a capacidade do Reiki de reequilibrar o sistema energético antes da somatização é indiscutível. Porém, quando se fala em "cura", isso depende muito da conduta mental do indivíduo e da capacidade de superação das emoções negativas. Para a comerciante Marina Tieko Higa, 61 anos, a prática diária e a meditação são atos que ela considera sagrados e que trazem paz interior, amor e felicidade. "Senti uma esperança muito grande no Reiki e consegui recuperar a minha saúde. Além disso, ganhei energia e equilíbrio mental, que me trouxeram ânimo e alegria de viver", comemora Marina.

Outro exemplo é a bateria de um carro. "Ela está fraca e você sempre se esquece de apagar os faróis quando o veículo está parado, fazendo que ele consuma e enfraqueça ainda mais a bateria. Depois de recarregá-la ou  trocá-la, você continua esquecendo os faróis ligados e, com certeza, terá o mesmo problema. Em resumo, se você não mudar, nada muda", revela o mestre Kiko Akamine. O empresário Marcelo Kenji, 36 anos, fala que, com o andamento da terapia, o stress foi diminuindo, a motivação voltou, e as ideias afloraram com facilidade. Para ele, a diferença mais perceptível foi o modo como ele passou a avaliar as adversidades. "Eu deixei de levar em consideração apenas o meu ponto de vista. Comecei a entender, também, o modo de pensar do próximo e, por consequência, deixei de me irritar com as contrariedades. Passei, inclusive, a dar menos valor às coisas materiais, e mais à felicidade pessoal e familiar", finaliza.

O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como uma terapia complementar compatível com quaisquer tratamentos terapêuticos. Pessoas de todas as idades podem praticar, e não há contra-indicação. Inclusive, crianças a partir de 7 anos, acompanhadas pelos pais, têm permissão de assistir às aulas e aprender a aplicar o Reiki. Nair Nakamura, aposentada, 78 anos, fala dos benefícios que a terapia trouxe à sua vida. "O Reiki me devolveu a alegria de viver, me fez entender que as perdas fazem parte, e que preciso me amar e ser feliz. Hoje, eu me sinto muito satisfeita e bem de saúde. Recomendo a prática do Reiki porque obtive um resultado maravilhoso, e gostaria que todos tivessem essa mesma oportunidade", conclui.


Pontos importantes do Reiki

1. Reiki é uma ciência energética que não possui vínculo com qualquer sistema religioso.

2. Reiki é energia não polarizada e, portanto, sempre segura.

3. Como não é polarizado, pode ser usado até por uma criança: e é usado para tratar até mesmo doenças crônicas.

4. Também por ser não polarizado, trabalha com qualquer forma de terapia, incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura etc.

5. Reiki é energia que emana do nível subatômico. Assim, quando é feito o tratamento, o terapeuta utiliza a Energia Reiki e, de uma maneira menor, toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao realizar o tratamento e se energiza ao utilizar a técnica em outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.

6. Reiki trabalha no plano causal, isto é, no âmbito da raiz da causa e, como tal, trata o corpo como um todo. É holístico por natureza, mas não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, o Reiki pode ser usado, eficientemente, por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.



(texto publicado na revista Vida & Yoga nº 15 - ano 3)






Nenhum comentário:

Postar um comentário