sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Tutti buona gente


De sua origem medieval aos dias de hoje, o estudioso italiano Salvatore Lupo traça um panorama da máfia

Uma das primeiras imagens a vir à cabeça quando pensamos na palavra "máfia" é a do ator Marlon Brando no filme O Poderoso Chefão. Mas sua origem data de muito antes. Em História da Máfia - das Origens aos Nossos Dias, o autor italiano Salvatore Lupo explica que os primeiros mafiosi eram empregados de confiança dos senhores feudais na Itália do século XVII e ameaçavam os camponeses que não aceitavam as condições de trabalho. O feudalismo na Itália acabou em 1812, mas a intimidação desses grupos resistiu. O nome "máfia" teria vindo da abreviação de um grito de guerra dos sicilianos, usado quando suas terras foram invadidas pela França, em 1282: Morte alla Francia Italia Anela!(A Morte aos franceses é o desejo da Itália). O primeiro registro da palavra aparece na peça I Mafiosi della Vicaria, de 1860, sobre as peripécias dos prisioneiros de uma cadeira em Palermo.


A máfia no mundo

Itália - No século XIX, mafiosos eram apenas os criminosos da Sicília. Em Nápoles ela recebeu o nome camorra e, na Calábria, 'ndrangheta. Sua relação com o governo estreitou-se em 1876, quando Don Rafael Palizzolo elegeu-se para o cargo de deputado às custas de ameaças e fez de outro mafioso, Don Crispi, Primeiro-Ministro.


Estados Unidos - La Cosa Nostra é o nome do ramo ianque da máfia, que surgiu em 1901 quando o capo Don Vito Cascio Ferro emigrou para o país. Na década de 1930, os grandes líderes de Nova York eram Joe "o chefe" Masseria e Salvatore Maranzano, que monopolizavam o contrabando de bebida, o jogo e a prostituição.


Japão - O termo Yakuza é a junção dos números 8, 9 e 3. Sua soma é o pior resultado que se pode obter no oicho-kabu, um jogo de cartas japonês. O nome refere-se aos protetores dos menos afortunados no século XVII. Um dos costumes entre seus membros é tatuar o corpo inteiro. Desobedecer o kumicho (chefe) pode ser doloroso: o infiel deve cortar e entregar seu dedo mínimo a ele para obter seu perdão.


China - Conhecida como a "Tríade", é originária do século XVII. Naquela época, organizações secretas lutavam contra a dinastia Manchu para restaurar o poder dos Ming. O nome do grupo vem da ligação entre o céu, o homem e a terra. Ele resistiu ao fim do imperialismo e, a partir de 1900, passou a usar sua força para as atividades criminosas.


Rússia - A máfia rússia já existia na década de 1960, quando o contrabando de bens racionados e o suborno de figurões do Partido Comunista eram comuns na então União Soviética. Com a ruína do socialismo, passaram a atacar e assassinar banqueiros para ter acesso aos livros contábeis das empresas e descobrir como extorquí-las.



(texto publicado na Revista dos Curiosos nº 10 - dezembro de 2002)








Nenhum comentário:

Postar um comentário