sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Na ponta dos dedos


Como são os teclados de computador em países como Japão, Coréia ou Rússia? Saiba aqui e agora

O padrão "QWERTY" de datilografia foi criado em 1868 pelo americano Christopher Latham Scholes, sete anos após a invenção da máquina de escrever. Até então, cada máquina tinha suas teclas em posições diferentes e, quando se apertavam as letras que ficavam próximas uma das outras, suas alavancas travavam. Scholes separou os pares mais comuns de letras na língua inglesa e criou o novo modelo, que passou a ser adotado também no teclado do primeiro computador pessoal a ser lançado pela Apple em 1977. No Brasil, o teclado QWERTY ganhou os acertos, o cedilha e foi substituído por um modelo definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 1986.


Devorak: concorrência à vista

Em 1932, o americano August Devorak propôs um modelo em que as letras mais usadas no inglês - A, E, I, O, U, D, H, T, N, S - ficam na fileira do meio, a partir da qual é possível digitar até 400 palavras; no QWERTY, 100 palavras podem ser compostas com a fileira do meio. Acompanhe como são os teclados em alguns países.


Japão

Os teclados trazem as 46 letras de uma das duas modalidades do alfabeto - a hiragana, usada para escrever palavras de origem japonesa. Quando a palavra é estrangeira, o Windows japonês converte o teclado para a escrita katakana, a outra modalidade.


Israel

O teclado segue o idioma, composto por 22 letras, escritas da direita para a esquerda. Cada uma tem um significado: o vav, por exemplo, lembra um gancho, que teria o poder de conectar todos os elementos da criação.


França

O padrão dotado é o AZERTY, emn que o "Q" é substituído pelo "A" e o "W" pelo "Z". Além disso, o "M" vem logo depois do "L", em vez do [:].


Países árabes

São 28 letras escritas da direita para a esquerda. O Windows em árabe configura o teclado e os caracteres não estão em ordem alfabética, mas de forma mais confortável para quem digita.


Suécia

Além do "K", "W" e "Y", o idioma possui três letras a mais que a nossa: Aº, que tem som de "ô"; Ä, ou "é", e Ö, ou "ê". Em teclados sem acentos, elas são representadas como "AA", "AE" e "OE", respectivamente.


Coréia

A tecla correspondente ao ALT, à esquerda em nosso teclado, traduz palavras do chinês, língua que as crianças na Coréia ainda aprendem na escola, para o coreano.


Rússia

Para driblar a falta de teclas, já que o alfabeto tem 33 letras, o Windows em russo tem comandos para formar os caracteres que não couberam. Ele é chamado de teclado cirílico, pois o alfabeto foi inventado por São Cirilo e São Metódio em 863.



(texto publicado na Revista dos Curiosos nº 10 - dezembro de 2002)










Nenhum comentário:

Postar um comentário