sábado, 31 de outubro de 2015

7 conselhos práticos para reduzir o estresse (Melhor com Saúde)


Para que possamos evitar o estresse, devemos apostar em uma série de mecanismos de defesa, como por exemplo a meditação ou a prática de atividade física.

Infelizmente, podemos dizer com segurança que o estresse faz parte da vida de uma grande parcela da população, principalmente para os que vivem em meio ao agito e à pressa das grandes cidades mundiais.

Embora ele esteja presente em nosso dia a dia, não devemos simplesmente aceitá-lo, e sim criar alguns comportamentos e atitudes que possam, pelo menos, nos ajudar a reduzi-lo o máximo possível.

O estresse pode afetar não apenas a nossa saúde emocional, mas também a física, quando se transforma em algo crônico em nossas vidas. Por este motivo, hoje iremos compartilhar sete dicas que podem ajudá-lo a manter o estresse sob controle, e não deixar que ele afete tanto a sua qualidade de vida.

Além disso, também iremos falar sobre dois remédios naturais que podem ser de grande ajuda neste objetivo.

Dicas práticas para reduzir o estresse

Ouça música

Estudos mostram que músicas relaxantes, como a música clássica, provocam um efeito positivo no cérebro e no corpo, além de reduzir a pressão arterial e reduzir o cortisol, um hormônio associado ao estresse.

Se quiser, você também pode ouvir sons da natureza que estão disponíveis online, como o cantar dos passarinhos ou o som do oceano, que oferecem efeitos similares.

Mantenha uma dieta saudável

Muitos não sabem, mas a dieta está muito relacionada ao estresse. O consumo exagerado de açúcar, por exemplo, pode causar picos de insulina no sangue e provocar ataques de ansiedade.

O ideal para combater o estresse é manter uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas e vegetais repletos de nutrientes, vitaminas e minerais. Inclua também peixes, como o salmão e o atum, já que os altos níveis de ácidos graxos ômega 3 também são de grande ajuda.

Pratique exercícios físicos

A atividade física funciona como uma válvula de escape para liberar o estresse e a tensão do dia a dia. Além de favorecerem a circulação sanguínea, as endorfinas liberadas durante a prática de exercícios proporcionam uma sensação imediata de bem-estar.

Lembre-se de que atividade física não necessariamente quer dizer correr na esteira ou fazer musculação; escolha algo que você realmente goste de fazer, pois assim você obterá muito mais benefícios. Que tal uma aula de dança, por exemplo?

Faça meditação

A meditação é uma excelente maneira de aliviar o estresse e relaxar o corpo e a mente. É algo simples, não tem custo nenhum, e não requer nenhum equipamento especial, apenas a vontade de praticá-la.

Existem várias técnicas diferentes, e apenas alguns minutos por dia podem ajudar a restaurar a calma e a paz interior. Vale a pena tentar!

Durma bem

O estresse faz com que tenhamos dificuldade para dormir bem, e quanto menos dormimos mais estresse sentimos. Assim, tem início um círculo vicioso do qual não conseguimos sair.

Esforce-se para criar uma rotina de sono saudável e dormir entre sete e oito horas por noite. Desligue os aparelhos eletrônicos mais cedo, tome um banho relaxante, e administre bem o seu tempo para conseguir pegar no sono na hora apropriada.

Faça uma automassagem

Uma massagem feita por um massagista especializado é uma ótima alternativa para aliviar o estresse, mas muitas vezes não temos tempo (nem orçamento) para este tipo de mimo.

No entanto, você pode apostar na automassagem para obter benefíciossimilares. Experimente massagear seus pés ou o couro cabeludo fazendo movimentos suaves e circulares. Se mantiver o ambiente com uma luz mais baixa e uma música relaxante, melhor ainda!

Entre na sauna

Você tem acesso a uma sauna no seu prédio, na academia ou no clube? Se sim, use-a depois de praticar atividade física. Quando a temperatura do nosso corpo aumenta, pesquisas comprovaram que a tensão muscular e a ansiedade se dissipam, e nos sentimos muito mais relaxados.

Além disso, o calor pode alterar circuitos neurais que melhoram o humor.

Remédios naturais para reduzir o estresse

Além de incluir no seu dia a dia as atividades e hábitos que mencionamos anteriormente, você pode obter uma ajuda extra destes dois remédios naturais.

Infusão de manjericão

O manjericão ajuda o corpo a alcançar um bom rendimento mental e físico.Você pode mastigar 12 folhas diariamente, ou então fazer uma infusão com uma colher de manjericão (10 g) para cada copo de água (250 ml).

Basta ferver a água e fazer uma infusão com o manjericão durante 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Infusão de bálsamo

Outra boa opção para aliviar os principais sintomas do estresse e contribuir para o relaxamento. As medidas são as mesmas, uma colher de bálsamo (10 g) para um copo de água (250 ml).

Basta preparar a infusão como feito na receita anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário