segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Insônia - Luciana Mendes


A correria do dia a dia, o estresse, os vícios e os maus hábitos alimentares fazem com que a insônia seja cada vez mais frequente na vida de milhares de pessoas. A quantidade de horas de sono ideal varia de pessoa para pessoa, mas especialistas afirmam que, em média, necessitamos de oito horas de sono para que o corpo e a mente descansem e estejam preparados para as atividades de mais um dia.

A perda do sono pode ter causas psíquicas e orgânicas. A ansiedade, o estresse provocado pelo desgaste do dia a dia e a depressão são as causas mais ocorrentes. Algumas mudanças simples no cotidiano podem auxiliar no combate à insônia.

Segundo o neurologista Renato Anghinah, no período em que dormimos, o organismo repousa, os músculos descansam, as funções hormonais se regulam e o cérebro processa tudo o que necessita ser guardado para absorver as novas informações. Se o descanso não é eficaz, todas as atividades ficam comprometidas. De acordo com o Instituto do Sono, referência mundial em diagnósticos e pesquisas de distúrbios do sono, o ambiente para dormir deve ser escuro, confortável e silencioso. Devem ser evitados: o consumo de cafeína (substância presente no café)e, chá preto, chocolates, cigarros e bebidas alcoólicas.

Uma dica importante é relaxar antes de ir para a cama. Ler, escutar música, tomar banho morno, tomar chá com efeitos calmantes como os de erva-cidreira, camomila e erva-doce também auxiliam na chegada do sono. Estabeleça uma rotina nos horários de dormir e acordar, assim o corpo ficará condicionado ao sono. A prática de exercícios físicos regularmente também ajuda a dormir e combate a ansiedade, um dos motivos da insônia. No entanto, exercícios muitos pesados, próximos da hora de dormir, não são recomendados.

Se mesmo depois de tudo isso você não conseguir dormir, levante-se depois de 30 minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade e consequentemente a insônia. Procure se distrair com atividades tranquilas, como leitura, volte para a cama e tente novamente. Na maioria das vezes funciona.

Se a falta de sono é algo frequente em sua vida, procure ajuda de um profissional e nunca tome medicamentos sem autorização médica.



(texto publicado da revista de Aparecida nº 162 - ano 14 - setembro de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário