terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Mexa-se e purifique seu corpo - Sonia Hirsch


Quer desintoxicar? Mexa-se. A natureza nos deu um fantástico serviço de limpeza que percorre o corpo inteiro e retira tudo o que não serve, mas só funciona quando existe movimento: é o sistema linfático. 

Formado por milhares de pequenos vasos semelhantes a veias e artérias, ele trabalha de baixo para cima - portanto contra a gravidade. Isso significa que, se ficarmos parados, a sujeira se estagna. Se ficarmos imóveis durante sete dias, os tecidos morrem.

O que o sistema linfático conduz é a linfa, um fluído clarinho formado principalmente por células linfócitas e macrófagas, famosas por tirar bactérias e outros bichos de circulação. São a chamada linha de frente do sistema imunológico. E a linfa remove também os excessos de líquido e proteína que os tecidos não conseguem absorver, bem como as sobras de todo o processo que converte comida em gente.

Aí é que está o pulo-do-gato. Por uma simples razão: mesmo não tendo bactérias, sempre há excesso e sobra. E isso engorda, dói nas juntas, inflama os tecidos, entope os tubos e atrai oportunistas como (exatamente) bactérias, fungos, protozoários, vermes. No corpo parado, tudo prolifera. No corpo em movimento, os músculos fazem pressão sobre os vasos linfáticos e praticamente bombeiam a linfa para cima. Ela assim pode vencer a resistência das minúsculas válvulas que impedem seu retorno para baixo e chegar aos gânglios linfáticos, onde é filtrada.

Equipe de plantão

Por isso é que o gânglios incham quando há uma infecção. O que está acontecendo lá dentro? As macrófagas (literalmente, "grandes engolidoras") engolem bactérias, células cancerosas, toxinas, substâncias alergênicas e partículas estranhas de qualquer tipo, enquanto os linfócitos se reproduzem e geram anticorpos para enfrentar os elementos perigosos.

Esse incrível sistema faxineiro também inclui as amígdalas e as adenoides (que são massas de tecido linfático, ou seja, feito de linfócitos e macrófagas), as manchas de Peyer (pequenas concentrações linfáticas ao longo do intestino delgado), o baço, o timo, a medula óssea e o apêndice e ainda está associado a muitas regiões das membranas mucosas que revestem quase todos os órgãos, especialmente dos sistemas digestivo, respiratório e geniturinário. É uma equipe trabalhando o tempo todo.

Mas o melhor é que ninguém precisa decorar nomes nem saber explicar o que acontece para fazer o que interessa: mexer-se. Só o movimento de respirar já bombeia a linfa. Respirar fundo e cantar, então, nem se fala. Andar é bom. Andar em passo acelerado, com ritmo e entusiasmo, melhor ainda. Isso explica por que muitas pessoas se curam de gripe ou resfriado jogando tênios, por exemplo. Consta que, com o esforço, a temperatura sobe e liquida os vírus. Mas agora sabemos que o movimento da linfa desempenha um papel importantíssimo na limpeza, inclusive dos vírus.

Fora, venenos!

A maioria de nós não tem ideia da quantidade de toxinas que chega nos tecidos. São 2,3 mil tipos de agrotóxicos definidos em 270 espécies de culturas, incluindo aí o pasto dos animais que fornecem carne e leite, afirmou recentemente a professora Silvia Tondella Dantas na Feira de Tecnologia da Unicamp, em Campinas, SP. "Um ser intoxicado adoece e qualquer tratamento deve começar pela desintoxicação", declarou a médica Fernanda Bignardi no mesmo evento.

Massagens de drenagem linfática são ótimas para desintoxicar. Escovar o corpo de baixo para cima também. Aquela bucha natural que se passa na pele durante o banho é maravilhoso. Deitar de cabeça para baixo num plano inclinado ajuda muito.

Mas nada se compara ao efeito de dançar, pular corda ou, como descobri há pouco tempo, ficar saltando na minicama elástica, nem que seja por dez minutos. É fácil e divertido, os movimentos acontecem naturalmente, a cabeça fica oca e aparece uma sensação corporal de rara alegria.

Não acredite. Experimente. Mexa-se!



(texto publicado na revista Bons Fluídos nº 51 - agosto de 2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário