domingo, 21 de fevereiro de 2016

Por que algumas pessoas têm o cabelo mais claro na infância? - Ana Carolina Prado


É mais ou menos o que acontece quando você envelhece e seu cabelo vai ficando branco - só que ao contrário. Culpa da melanina.

A cor do cabelo é determinada no DNA, mas quem faz o trabalho de dar o tom que estava programado é a melanina, um pigmento produzido por células chamadas melanócitos. Os bebês tem menos melanócitos, mas, à medida que eles crescem e se expõem ao sol, a produção dessas células aumenta, e a coloração - tanto do cabelo quanto da pele - fica mais intensa. Aliás, é por isso que pessoas de pele parda ou preta nascem mais claras. No entanto, em um determinado momento da vida (em média, perto dos 40 anos, embora isso varie muito), a produção de melanócitos diminui. Aí o cabelo começa a embranquecer.

Esse é também o motivo por que os recém-nascidos têm os olhos azulados. Quanto mais melanina você tem nos olhos, no cabelo e na pele, mais escuros eles são. Quando tem pouca pigmentação, a íris - parte colorida dos olhos - dos bebês é mais próxima do azul. Conforme o seu organismo se desenvolve, mais melanócitos vão se acumulando na região, e então, entre 6 e 10 meses de idade, a íris adquire a cor que estava programada no DNA. Uma quantidade específica de melanina dá a cor esverdeada dos olhos. Já numa concentração maior é responsável pelo tons mais escuros.



(texto publicado na revista Super Interessante edição 307 - agosto de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário