segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O ganso de bico vermelho - Jaime Spitzcovsky


Sushi, o ganso, protagoniza cenas hilárias. Estou me divertindo muito com um pet que jamais havia frequentado minha lista de animais de estimação. Virei um fã incondicional desses plumados.

A ave chegou ao sítio não como protagonista, mas coadjuvante. Admirava os gansos esteticamente, sabia das suas qualidades de protetores de território, e, ao decidir contar com a produção ovípara das galinhas, optei ainda por acrescentar um casal de outra espécie.

Chegaram dois gansos brancos, Sushi e Sashimi. O macho, de início, buscou interação. A fêmea ficava alguns passos para trás.

Nos primeiros contatos, ganhei leves bicadas. Deixei claro que não gostava, afastando-me quando recebia os golpes. Fiz isso instintivamente, lembrando a experiência canina.

Surpreendi-me ao perceber que Sushi tinha abandonado as bicadas mais fortes. Mantém agora apenas um ritual de leves abocanhadas, que interpreto, não sei se ingenuamente, como tentativas de carinho.

Pesquisei na web e descobri várias histórias da construção de laços entre humanos e gansos.

Quando me aproximo do alambrado, por exemplo, Sushi solta a voz. Grasna à espera de atenção e só para quando adentro sua área. Curioso, faz uma espécie de checagem em meus bolsos. Espera, imagino, encontrar o milho que às vezes lhe ofereço como petisco.

A curiosidade do bicho coloca-o muitas vezes em situações de risco. Recentemente, optamos por pintar partes das instalações das aves.

O funcionário encarregado da pintura cometeu o desatino de deixar o balde de tinta no chão. A curiosidade de Sushi levou-o a mergulhar o bico na lata. Passou a grasnar com a "face" pintada de vermelho.

Num primeiro momento, preocuparam-me as consequências do contato com a tinta. Peguei um pano e limpei seu bico. Felizmente, o vacilo não gerou maiores consequências. Apenas uma ave branca que, por alguns instantes, ostentou um gritante detalhe em vermelho.



(texto publicado na revista São Paulo de 21 a 27 de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário