domingo, 14 de fevereiro de 2016

Receitas que te ajudarão a melhorar a circulação (Melhor com Saúde)


Você sabia que os frutos secos contêm ácidos graxos que nos ajudam a reduzir o colesterol e os triglicérides? Além disso, eles fazem com que o sangue flua melhor, minimizando o risco de coágulos.

Muitas pessoas sofrem problemas de circulação e se veem obrigadas a tomar medicamentos ou suplementos naturais, mas, no entanto, é mais natural tentar combater este problema com a alimentação. Existem alimentos como o alho, a laranja ou o mamão e plantas como o alecrim, o gengibre ou o açafrão, que te ajudarão a melhorar a circulação progressivamente. Neste artigo propomos algumas receitas originais e deliciosas para que você desfrute destes ingredientes e, além disso, sua saúde se beneficie deles: creme de abóbora e açafrão, batida de laranja, mamão e gengibre, pesto de rúcula com alecrim, suco picante de tomate e leite de nozes e canela.

Creme de abóbora e açafrão

A abóbora reduz a absorção de gorduras nas artérias e deste modo a possibilidade delas se aderirem nos vasos. Além disso, possui uma textura excelente para preparar um creme, e será o ingrediente principal desta receita. Ao cozinhar a abóbora, adicione o açafrão em pó, uma especiaria tipica da Índia que cada vez mais vem sendo utilizada, graças as suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Neste caso, o açafrão ajudará a manter a fluidez do sangue. Quando o creme estiver pronto adicione algumas sementes de abóbora, que são ricas em vitamina E. Esta vitamina protege os tecidos do corpo e fluidifica também o sangue, o que ajudará a prevenir os coágulos. 

Batida de laranja, mamão e gengibre

Uma batida doce e exótica que ajudará a melhorar a circulação e também a aumentar as defesas do corpo. A laranja e o mamão trazem vitamina C, o que fortalece as paredes capilares e evita a acumulação de placas de gordura no sangue. O outro ingrediente, o gengibre, é uma especiaria que estimula a circulação em geral. Se for adicionado a esta batida ajudará também na absorção de nutrientes e oxigênio pelo estômago. Desta maneira o sangue obterá os nutrientes que precisa para circular por todo o corpo. Bata todos os ingredientes com água e adoce com mel, xarope de agave ou de cana de açúcar. 

Pesto de rúcula com alecrim

Um molho original para nosso macarrão ou arroz. Consiste em elaborar um pesto de rúcula aromatizado com alecrim fresco. Triture os seguintes ingredientes:

50 mL de azeite de oliva extra virgem
2 dentes de alho cru
Uma colher rasa de sal
100 g de rúcula fresca
Uma pitada de alecrim fresco
Dois punhados de pinhão ou nozes cruas

O alecrim é um grande remédio interno e externo para a circulação e o alho ajuda a limpar o sangue e evitar a acumulação de placas de gordura. A textura tem que ser sólida mas cremosa.

Suco picante de tomate

O tomate é uma hortaliça rica em licopeno, um nutriente antioxidante que estimula a circulação do sangue e ajuda a prevenir problemas cardíacos. A pimenta caiena é um tempero que usamos em pequenas quantidades porque é muito picante, mas se utilizada com moderação ajudará também a potenciar a circulação e a fluidificar o sangue. Bata o tomate maduro bem descascado e adicione um pouco de azeite de oliva extra virgem, uma pitada de sal, um pouco de salsa fresca ou alfavaca e uma pitada de pimenta caiena. Este suco é ideal como entrada ou como aperitivo. 

Leite de nozes e canela para melhorar a circulação

Uma alternativa ao leite de vaca, igualmente muito nutritivo e além disso delicioso e diferente, é esta bebida vegetal elaborada com nozes. Os frutos secos contêm ácidos graxos poli-insaturados, que reduzem o colesterol e os triglicerídeos, fluidificam o sangue e reduzem o risco de coágulos. A noz é rica em vitamina B3 (tiamina), que também promove uma boa circulação. A canela, além de potenciar o sabor da bebida, também possui propriedades antiescleróticas e antitrombóticas. Ponha de molho as nozes cruas durante uma hora, bata com água e coa a bebida. Adicione a canela em pó e adoce. Sirva bem fria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário