sábado, 20 de fevereiro de 2016

Redes sociais e a segurança de seus filhos


Pais de crianças da era digital, sabem da dificuldade de manter os filhos longe da tecnologia, principalmente se ela atende pelo nome de Smartphone. Proibir não adianta. A solução, ainda é a compreensão básica do que seu filho está fazendo para orientá-lo sobre o que é ou não seguro.

Os pais precisam manter um diálogo e, através dele, partilhar as boas e más experiências online. Ficar de olho e acompanhar as últimas tendências das redes sociais.

A mais nova mania em uso pelos adolescentes é o Snapchat, um aplicativo que permite aos usuários tirar fotos de si mesmo, selecionar a quem essas fotos serão enviadas e, em seguida, estabelecer um prazo de até 10 segundos, após isso elas são apagadas.

O aplicativo ganhou a preferência dos adolescentes por poder ser usado sem que os pais ou responsáveis façam parte da rede. Diferente do Facebook, Twitter e Instagram onde pais estão presentes em seus círculos, monitorando as atividades dessas redes.

Como a maioria dos pais não têm ideia das possibilidades do Snapchat, as atividades fogem do controle dos adultos, ficando restritas apenas a visualização de amigos dos adolescentes.

O perigo do Snapchat é a falsa ilusão de segurança quando se trata de tirar fotos de imagens inadequadas e enviá-las para seus amigos. A ilusão de autodestruição das imagens, faz aumentar o uso indevido de fotos íntimas pelos adolescentes. O chamado "sexting", que significa compartilhar fotos nuas ou seminuas, com Snapchat.

O Snapchat é um risco quando usado incorretamente entre os adolescentes que podem ficar expostos ao assédio moral e ser vítimas de pedófilos.

Se seu filho está usando Snapchat, converse com ele sobre o uso apropriado do App. Para saber se ele está ou não usando o aplicativo, é só ver no Smartphone dele tem um ícone com um quadrado amarelo com um fantasma dentro.



(texto publicado na revista Viva! Bonfiglioli nº 08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário