sexta-feira, 21 de outubro de 2016

As ondas dos nudes - Walcyr Carrasco



Tudo o que é fotografado ou filmado pode aparecer um dia. Mas ninguém acha que vai acontecer

Tudo o que é fotografado ou filmado pode aparecer um dia. Eis uma máxima em que todo mundo deveria acreditar. Ninguém acha que vai acontecer justamente com ele, ou ela. Na intimidade do amor, as pessoas fazem nudes. É uma grande e sexy brincadeira. Lamentavelmente, desde Cinderela e o Príncipe essa história de felizes para sempre não anda muito em moda. Acaba a paixão, muitas vezes em tormenta. Pronto. O nude é enviado para amigos. Cai nas redes sociais. Mais frequentemente a vítima é a mulher. Suas fotos, tão íntimas, viram uma festa na cidade. Ou bairro. Tem até de enfrentar críticas.

– Caída!

Acredito que os inventores dos nudes foram o filósofo Jean-Paul Sartre e a escritora Simone de Beauvoir, franceses. Ninguém fala muito neles hoje em dia, pois começaram a relação em 1929. Num mundo em que poucos se lembram da época em que Xuxa fazia programa infantil, ambos são História. Viviam uma relação ousada para a época. Em uma foto famosa, Simone está de costas, nua, no banheiro. Poderia ser a ilustração de uma matéria clínica sobre celulite. Mas foi um nude que chocou o mundo e demonstrou os princípios libertários do casal. Um nude filosófico. Hoje os nudes não têm tanta teoria por baixo (ou por cima, não sei). São boa parte das vezes uma maneira de o casal se divertir. Principalmente a uma certa distância, ligados apenas pelo celular. E então começam a... melhor não detalhar. Também existe quem mande nudes para iniciar uma relação! Até há pouco tempo, no meu Instagram, minha assessora botava o telefone para contato. Além dos inúmeros pedidos para fazer novela, inclusive às 5 e 6 da manhã, ela recebeu uma montanha de nudes. Destinados a mim, óbvio. Finalmente, Camila deixou só um e-mail para contato. Como tento parecer um senhor respeitável, não insisti em vê-los. A curiosidade mata. Que tantos nudes eram esses? Sou menos respeitável do que ela pensa e poderia ter visto. Só não mandaria um nude meu de volta. Não por timidez. Mas há uma certa idade em que a barriga chega e fica. Para simplificar: se olho para baixo, só vejo meu umbigo. A barriga se sobrepõe a outras partes. Um nude do meu umbigo seria um vexame. A vida depois dos 50 não é para nudes. Depois dos 60, nem digo.

Mas aí entra uma outra razão pela qual as pessoas fazem nudes. Vaidade. Querem exibir o corpo. Há mulheres casadas que botam nudes na internet, escondidas do marido. Depois eles descobrem, mas a sequência da história fica por conta da imaginação. Há garotas criadas a leite Ninho, de classe média alta e ricas que espalham nudes para os coleguinhas verem. Há fotógrafos especializados em rapazes atléticos que divulgam as imagens em seu site com a desculpa de que é trabalho de modelo. Modelo de quê? De mau comportamento?

Um amigo andava insatisfeito com o número de seguidores no Instagram. Chamou mais dois modelos e os três fizeram nude num viaduto, em São Paulo, de noite. Postaram e estouraram.

– Eu só ganho seguidores quando posto fotos assim – explicou.

Ganhar seguidores é bom para fazer permutas: academias, restaurantes, shakes em pó. E sentir-se além da massa anônima. O número de seguidores equivale a um grau de fama. Muita gente não precisa de permuta nenhuma. Mas gosta de ser vista. Saber que um número X de pessoas aprecia seu corpo, como um enorme espelho, para refletir sua vaidade. Tenho um amigo que vive na Califórnia. Postou tantos nudes que a certa altura liguei para saber o que acontecia na sua vida, se precisava de ajuda. Surpreendeu-se.

– Mas são nudes!

O antiquado era eu. Houve uma época em que se alguém fosse convidado para posar nu – mulher ou homem – haveria dúvida, tensão. Muito pai deixou de falar com a filha diante de certas fotos em revistas. Atrizes, cantoras, modelos aceitavam sim. Mas pelo cachê, para comprar um apartamento.

– Eu fiz porque precisei – era o mantra.

As revistas de nus deram os últimos suspiros. Comprar para que, se basta entrar na internet? Lá estará o nude, às vezes de alguém famoso. Há hackers que se encarregam de arrancar as fotos dos computadores alheios. Alguns tentam chantagem, como já aconteceu com Carolina Dieckmann. Não teve problema algum em fazer o que é certo: chamou a polícia. Outros hackers só querem se divertir e jogar as fotos na internet, nem que seja para a pessoa famosa virar fofoca. Ninguém se assuste. Se um nude seu aparecer, nem se importe. Siga a vida. Já deixou de ser escândalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário