sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Paulistana Nota Dez: Andréa Nehme - Rogério Dias


Nome: Andréa Nehme
Profissão: empresária
Atitude transformadora: comanda uma ONG que distribui comida a moradores de rua

Com a  chegada do frio, é bom ficar em casa, embaixo das cobertas. Mas nem todo mundo tem esse conforto. Pensando nos moradores de rua, que sofrem principalmente nas épocas de baixa temperatura, a ONG Reintegra Turma da Sopa entrega caldos quentinhos e cobertores aos mais necessitados. Em atividade desde 1992, o grupo estaciona uma van na Rua Conde de São Joaquim, na Bela Vista, carregada de panelas e mantimentos como arroz, feijão, macarrão e legumes. São cerca de 300 pratos distribuídos por noite. De segunda a quinta, uma fila instala-se por ali. Para muitos, é a única refeição do dia.

À frente da entidade formada por 93 voluntários, encontra-se a empresária Andréa Nehme, de 49 anos. Ela resolveu engrossar o caldo de participantes do grupo há uma década, depois de ler uma reportagem sobre o assunto. Em 2015, assumiu o posto de presidente. A entrega de alimentos, porém, funciona apenas como a porta de entrada para o trabalho realizado pela instituição. "Tirar essas pessoas da rua é o nosso principal objetivo", afirma.

O processo de ajuda envolve ainda de tratamentos dentários a cursos profissionalizantes. Estadas em clínicas para dependentes químicos também são oferecidas - neste mês há quatro internados. "Eles perderam tudo: os documentos, a vontade de ser como os outros...", descreve Andréa. "Queremos recuperar a dignidade dessas pessoas." Até agora, aproximadamente 2 000 moradores de rua viram-se impactados pelas ações da Turma da Sopa, que são financiadas com doações de empresas e de simpatizantes da causa. Entre suas realizações, há 318 certidões de nascimento emitidas. 139 encaminhamentos para a  terra natal, 27 cursos técnicos realizados, 211 óculos confeccionados, 86 enxovais presenteados, 46 000 cobertores e 883 200 litros de sopa distribuídos.


(texto publicado na Veja São Paulo de 15 de junho de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário