quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Saiba como o consumo de couve pode prejudicar a sua saúde! (Dicas online)


Alimento bom preparado e consumido de forma errada pode ser tão prejudicial como quando você come maus alimentos. Descubra o que acontece no caso da couve.

Em teoria a couve é um vegetal riquíssimo, forte em fibras e em nutrientes e por isso pensamos que só poderá fazer bem para o nosso organismo. Não é bem assim! A forma como optamos por consumir a couve pode trazer efeitos colaterais bastante prejudiciais. Problemas digestivos, intoxicações e hipotireoidismo fazem parte dessa lista negra.

Consumo excessivo de couve é mau para a saúde

Hipotireoidismo

A couve é composta por pró-goitrina, um elemento que quando ingerido se transforma em goitrina, que vai impedir que a glândula tireoide liberte eficientemente os hormônios. Também faz parte do ADN da couve uma substância chamada tiocianato e que trava a absorção de iodo.

Por esse motivo convém que o consumo da couve seja feito com moderação, pois em grandes quantidades pode levar ao hipotireoidismo.

Ainda não foi confirmado o porquê dessa ligação, mas estudos elaborados por especialistas de renome revelaram que pacientes diabéticos que comiam esse alimento em excesso, achando que estariam melhorando a sua saúde, acabaram ficando com hipotireoidismo agudo e coma.

Essas propriedades que fazem mal para a tireoide concentram-se na couve crua. Os sucos da moda, para detox e emagrecimento, são feitos com muitas folhas de couve. Tenha cuidado com estas bebidas e consuma com moderação.

Problemas digestivos

Como a couve é forte em fibras o seu estômago vai acabar se sentindo saciado. As fibras são nossas amigas por isso e porque ajudam a absorver a glucose e a gordura.

Quando ingerimos alimentos com muita fibra e não compensamos bebendo água generosamente, as fezes levar mais tempo a saírem do seu organismo, causando prisão de ventre.

Intoxicação do organismo

A couve pode transportar o tálio, um mineral tóxico que há no solo, para o organismo. Este pequeno veneno pode limitar a capacidade de concentração e reduzir o cansaço.

Quer isto dizer que a couve deve ser banida da nossa dieta? Não, claro que não. O truque é saber como devemos consumir.

Regras de ouro para comer couve do jeito certo:

Não ultrapasse o consumo de 5 folhas de couve diárias. Esta é a dose que garante um consumo moderado livre de perigo.

Para não comprometer a digestão, 25g de fibra diárias é o ideal. Não se esqueça que vai ter de compensar bebendo água, aproximadamente 2 litros a cada dia.

Não coma couve todo o santo dia para garantir que está comendo algo saudável. Uma boa dieta é uma dieta variada, que assegure que estamos consumindo todos os nutrientes de que necessitamos.

Outros vegetais folhosos como a alface, a rúcula e a chicória são boas escolhas para variar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário