sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Saúde 100%


Doenças do coração, diabetes e câncer de próstata estão entre as principais causas de mortes de pessoas do sexo masculino. Mas você sabia que existem alimentos que ajudam a combatê-las?

Os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e as razões para isso são as seguintes: maior exposição aos riscos, falta de atenção com a saúde, alimentação rica em gorduras, sedentarismo, tabagismo e obesidade abdominal (barriga).

Na lista das doenças que mais os acometem estão as cardiovasculares (infarto e acidente vascular cerebral), as oncológicas (cânceres de próstata e bexiga), e pulmonares (bronquite e enfisema), além de diabetes. "As pessoas do sexo masculino são mais difíceis de se cuidarem, por isso, procuram menos os médicos e, quando o fazem, quase sempre é por influência de parentes e amigos", comenta a nutróloga do Hapvida Saúde, Natasha Nascimento Vilanova.

Para a especialista, as chaves para passar longe desses problemas são prevenção e qualidade de vida. O que ela recomenda, então, é parar de fumar, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente - sempre com acompanhamento profissional - e manter o hábito de uma avaliação rotineira de consultas médicas.

"Também é fundamental ter uma dieta saudável. Para isso, deve-se evitar alimentos processados, industrializados, frituras e gorduras, bem como sal e açúcar em excesso, e optar pelos alimentos in natura como frutas, verduras e legumes", indica Natasha. E tem muito ingrediente que pode ajudar a melhorar a saúde dos homens.

Um dos principais é o tomate. Só para se ter uma ideia do seu poder, um estudo realizado pelas universidades de Cambridge, Oxford e Bristol, no Reino Unido, constatou que quem consome mais de dez porções do fruto por semana pode reduzir em 20% os riscos de câncer de próstata.

De acordo com os pesquisadores britânicos, seus benefícios em termos de propriedades anticancerígenas provavelmente vêm do licopeno, um antioxidante que pode proteger o organismo contra danos nas células e no DNA.

Mais alimentos

Outros alimentos essenciais para as pessoas do sexo masculino são as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo. Ricas em antioxidantes, elas contam com fitoquímicos, incluindo antocianinas, catequinas, ácido elágico, flavonoides, ácido gálico, quercetina, rutina e vitamina C, que ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, infecções urinárias, doenças cardíacas e perda de memória.

A nutricionista do Divino Fogão, Viviane Gomes, sugere ainda o consumo regular de cereais e arroz integrais, aveia e amêndoa. "Os primeiros diminuem as taxas de colesterol e a pressão sanguínea, promovem saciedade, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam no emagrecimento. Já o último diminui o colesterol e o açúcar no sangue, reforça os níveis de testosterona e o crescimento muscular", explica.

Na lista de produtos que não podem faltar no prato e no copo dos homens também estão suco de uva (tem antioxidantes que varrem os radicais livres e relaxam os vasos, controlando a pressão arterial), feijão, lentilha e grão de bico (são ricos em fibras e auxiliam na regularização intestinal), azeite de oliva (é aliado no equilíbrio do colesterol), vegetais verde escuro como espinafre e couve (ricos em vitaminas, minerais e fibras, ajudam na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer) e peixes, especialmente o salmão e o atum (contém proteínas e ômega 3, gorduras essenciais para o organismo).


(texto publicado na revista Divino Fogão nº 21 - ano 05 - nov/jan 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário