quinta-feira, 30 de maio de 2013

Como se aproximar de um cão perdido (Projeto Anjo de Patas)



Primeiro passo: deixe que o cão se aproxime

COMECE se agachando à uma distância segura (5 metros é suficiente). Não olhe nos olhos do animal. Olhe para as patas e rabos. “Olho no olho é uma maneira de desafiar um cachorro, sendo assim, ou ele foge com medo ou ataca”, explica Gustavo Campelo.

Segundo passo: tenha petiscos a mão

Com movimentos leves e lentos jogue pedacinhos de petisco bem próximo ao focinho do cão. “Mas cuidado para que o petisco não encoste no bicho. Se ele se assustar as coisas ficam mais difíceis”, adverte o adestrador. Jogue mais dois ou três pedaços próximos. “Se ele estiver comendo significa que a confiança está existindo. É hora de começar a pedir algo em troca”, explica.

Terceiro passo: a aproximação

Jogue um pedaço próximo ao cachorro, mas que obrigue o bicho a dar um passo em sua direção para poder pegar. Desta maneira, você força o cão a se aproximar cada vez mais. “Quando o cão chegar bem perto de você não tente tocá-lo. Ao contrário, com movimentos suaves, dê dois passos para trás e faça o cão se aproximar novamente. Dê mais alguns pedacinhos e agora, ainda sem olhar para ele, faça com que ele pegue petiscos diretamente de suas mãos.”

Quarto passo: siga o mestre

Após esse estágio, se afaste lentamente e vá dando pedacinhos ao cão, que começará a te seguir. Agora sim chegou a hora de avaliar se o melhor é lentamente laçar o cão em uma guia ou corda. “Você também pode conduzir o cão até onde você deseja somente com os petiscos”, finaliza o adestrador. Nesse processo todo, é bom lembrar, ter paciência é essencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário