sábado, 18 de maio de 2013

Seu cão tem o hábito de coçar ou lamber as patas ?


Se já lhe incomoda ver o seu cão coçar, lamber e morder sem parar o próprio corpo, imagina o que ele não sente. Esses são os sintomas de um problema sério entre os animais, a compulsão.

Uma pesquisa realizada pela Clínica Animal Purdue, nos Estados Unidos, descobriu que 2% dos pets sofrem desse tipo de distúrbio compulsivo. Além do incômodo, esse comportamento pode ser bastante prejudicial ao animal.

Os primeiros sinais de que há problema é quando são verificadas áreas vermelhas, úmidas e irritadas, formando a Dermatite Úmida Aguda. Elas podem aparecer em vários lugares do corpo do animal.

Se mesmo com as manchas o cão continuar coçando, lambendo e mordendo, o problema pode se agravar e ser transformado em feridas. Em alguns casos, as complicações podem vir a ser sérias.

Mas por que, afinal, isso acontece ?

Segundo alguns especialistas, o motivo pode estar relacionado com a ansiedade que o animal está vivendo. Mas ainda há outras explicações como alergias, tédio e até infestação de parasitas.

Para tratar o problema é preciso identificar de onde ele vem. Se o cão faz isso constantemente, deve ser alguma alergia. Se ele apenas coça, lambe e morde quando está sozinho, ou preso, o problema é o tédio e a ansiedade. A sua avaliação do comportamento dele é indispensável para o tratamento correto.

Depois de descobrir a causa, aí você pode eliminá-la. Se o problema for os parasitas, há uma variedade de produtos para pulgas e carrapatos que o seu veterinário poderá recomendar. Você ainda deve lavar a cama do cão e limpar os seus tapetes e estofados regularmente.

No caso de isso decorrer por causa de uma dieta, é importante eliminar os alimentos que desencadeiam a alergia. O veterinário também poderá recomendar uma dieta especial.

Ainda durante o tratamento, é importante que você evite que o cão mantenha o comportamento compulsivo. É possível utilizar sprays amargos para desencorajá-lo, coleiras especiais que impeçam o acesso às manchas vermelhas, mantê-lo por perto enquanto estiver em casa, ou diminuir os momentos de tédio do animal.


(texto publicado na revista UltraCão da Ultrafarma - edição 16 2013)



Nenhum comentário:

Postar um comentário