domingo, 24 de novembro de 2013

Diário de vida: escrever faz bem à saúde


A primeira tarefa do projeto 7 de setembro do Chris Allmeida foi criar o blog. Inicialmente fiquei preocupada porque até hoje tenho dificuldades com assuntos internáuticos. Fui logo pedir ajuda à minha amiga Cristal que também fazia parte do projeto. E no final a filha dela, a Luana, me deu uma mão com o layout da página. Nunca pensei que gostaria tanto de ter um blog porque sempre gostei muito de escrever. 

A postagem anterior cujo título é "A elegante arte de escrever" me fez lembrar dos amigos epistolares que tive quando morava na Itália. Um pouco após a minha chegada à botinha mandei colocar um anúncio na revista "Gioia" procurando correspondentes porque queria aperfeiçoar o italiano escrito. Não me lembro mais quantas pessoas me escreveram, mas foram muitas e algumas conheci pessoalmente. 

Conservo até hoje em uma pasta especial cartas de alguns desses correspondentes, além de cartões de amigos, parentes e alunos. E as cartas juvenis de meu primeiro namorado que já partiu para o andar de cima.

Falando no Chris Allmeida uma outra tarefa foi fazer uma bela faxina doando ou jogando fora tudo o que não estava sendo usado. Em um de seus podcasts ele falava sobre o costume ou vício que as pessoas têm de guardar recordações principalmente as amorosas: o bilhetinho do primeiro encontro, o papel de bala, o papel de presente, o ingresso do cinema e outras lembrancinhas marcantes. Fiz realmente uma boa faxina em roupas, acessórios, revistas e livros, mas quando cheguei às cartas não tive coragem de jogá-las fora. Não sou saudosista e nem tenho por hábito acumular coisas, mas o carinho contido nas cartas fazem parte da minha história.


Daniela, a minha correspondente de Roma (que está ao meu lado)


Andrea, o correspondente de Padova, que conheci em Veneza

Giuliano, o meu correspondente de Senigallia, cidade onde vivi por um ano


Francesco, o correspondente que conheci na Ilha de Ischia


Com Pasquale, o único correspondente que era da mesma cidade onde morava na época, Reggio Calabria. Aqui estamos em Scilla



















Nenhum comentário:

Postar um comentário