Esses dois animais, pertencentes à família dos Felídeos e ao gênero Panthera, costumam confundir as pessoas porque têm o corpo coberto por uma pelagem alaranjada tingida por pintas pretas. Mas, olhando de perto, é possível perceber algumas diferenças no desenho do pelo de cada um e também no porte. Além disso, eles habitam lugares distintos. A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como jaguar, é o maior felino das Américas, enquanto o leopardo (Panthera pardus) pode ser encontrado em praticamente toda a África e em boa parte do continente asiático. "Ele é um dos felinos com maior distribuição geográfica pelo planeta", diz a bióloga Mara Marques, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Na Ásia, o leopardo é mais conhecido como pantera. A pantera negra, por sinal, é um leopardo com a pelagem toda preta. Essa coloração uniforme é causada pelo excesso de melanina - pigmento negro encontrado em várias regiões do corpo, como na pele e nos pelos. Diferenças à parte, a onça-pintada e o leopardo têm muita coisa em comum. "Ambos são animais solitários, excelentes predadores, têm hábito noturno e uma grande agilidade para subir em árvores", afirma Mara.
A onça-pintada possui pintas em forma de roseta com círculos envolvendo pontos pretos. Ela mede em média 1,80 m e sua cauda tem cerca de 70 centímetros. E pesa entre 100 e 160 quilos.
O leopardo possui manchas em forma de círculo sem os pontos centrais. Ele mede em média 1,50 m e sua cauda em média é 30 cm mais longa do que a da onça-pintada. Ele é mais esbelto e pesa entre 50 e 90 quilos.
A pantera é um leopardo com a pelagem toda preta.
O urso Balu, Mogli e a pantera Baguera
Este quadro de leopardo está perto da porta de entrada como proteção. Ele foi pintado por uma colega, professora de italiano.




Nenhum comentário:
Postar um comentário