sexta-feira, 16 de outubro de 2015

5 frases que um adolescente precisa ouvir dos seus pais (Aleteia)

Se você tem um filho adolescente, precisa ler isso

Talvez seu filho saiba o quanto você o ama e que você faria tudo por ele. Mas você costuma dizer-lhe isso? Com que frequência? Em que circunstâncias? Os atritos causados pela adolescência podem nos fazer deixar de lado a parte carinhosa e próxima que todo pai deveria oferecer.

As seguintes frases podem ser de grande ajuda para os pais, pois recordam aos adolescentes o que é melhor para ele. O amor que se sente por um filho é infinito e inexplicável.

As palavras são poderosas – mais ainda quando vêm dos pais. Então, aproveite:

1. Você consegue!

A adolescência é uma etapa de crise, na qual a segurança e a autoconfiança são enfraquecidas. Ainda que nem todos os adolescentes sejam iguais, são traços que se apresentam com frequência. Portanto, os filhos precisam saber que seus pais acreditam neles, em suas capacidades, e que os consideram mais capazes do que eles imaginam. Assim, eles se tornam mais fortes e valentes.

2. Tudo na vida exige esforço

Nada de bom na vida vai ser fácil, e os adolescentes podem descobrir coisas fáceis e não perceber esta verdade. É preciso conscientizá-los de que toda recompensa tem um trabalho por trás. Que desconfiem de tudo que é fácil demais.

3. Aprenda com seus erros

“Os erros fazem parte da aprendizagem e, como pais, nós o perdoamos.” Podem também acrescentar: “Confiamos em que você não voltará a fazer isso, porque é uma pessoa muito capaz e inteligente”. Demonstre que você confia no seu filho e ele valorizará os pais que tem – mesmo que não lhes diga isso.

4. Nós o amamos e por isso o corrigimos

Quando os pais se abrem realmente de coração, isso gera um impacto muito positivo nos adolescentes. Nunca é demais recordar-lhe o quanto vocês o amam, e tudo o que ele significa em suas vidas. Este exercício gera uma conexão única, e muitas vezes é um passo determinante na superação dos conflitos familiares.

5. Valorize cada momento e cada coisa que você tem

Alguns adolescentes acham que o “mundo ideal” durará para sempre e até exigem isso. Mas não. Sem recriminá-lo nem jogar na casa dele todos os esforços que vocês fazem por ele, é preciso recordar-lhe isso de vez em quando, pois muitos filhos não tiveram a sorte que ele tem.

Não é preciso memorizar estas frases para recitá-las aos filhos; basta compreender as ideias gerais que são propostas e adaptá-las à situação de cada um. Cabe esclarecer que tudo o que foi dito deve ir acompanhado de um tom carinhoso, um ambiente tranquilo, harmônico e privado: de pais para filhos, de coração a coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário