sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Vigilância e prevenção de quedas em pessoas idosas (Parte 1)


Como reduzir quedas no idoso

A queda é um evento muito comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doenças aguda. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a dependência e a institucionalização. Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e, que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% caem a cada ano.

Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos ou mais): sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; dano cognitivo; doença de Parkinson; sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia.

Atividades e comportamentos de risco e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de cair, pois levam as pessoas a escorregar, tropeçar, errar o passo, pisar em falso, trombar, criando, assim, desafios ao equilíbrio. Idosos fragilizados caem durante atividades rotineiras, aparentemente sem risco (deambulação, transferência), geralmente dentro de casa, num ambiente familiar e bem conhecido.

Previna quedas

Fatores relacionados ao idoso:

- Diminuição da força muscular; osteoporose; anormalidades para caminhar; arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular); alteração da pressão arterial; depressão; senilidade; artrose, fragilidade de quadril ou alteração do equilíbrio; alterações neurológicas (derrame cerebral, doença de Parkinson, esclerose múltipla e mal de Alzheimer); disfunção urinária e da bexiga; uso controlado de determinadas drogas; diminuição da visão; diminuição da audição; câncer que afeta os ossos; deformidades no pés (unhas grandes, joanetes dolorosos)

Fatores relacionados ao ambiente:

- Iluminação: ambientes mal iluminados favorecem a ocorrência de quedas;
- Arquitetura: casas mal planejadas aumentam o risco de quedas;
- Móveis: disposição inadequada atrapalha a locomoção e quando instáveis não servem como apoio;
- Espaço: oferecem risco os objetos escorregadios espalhados pela casa;
- Cores: ambiente muito escuro aumenta a chance de quedas.




(texto publicado no Informativo SBC de março de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário