Dia 23/04 foi o Dia Internacional do Livro.
A comemoração nasceu há quase 90 anos na Catalunha (Espanha) e mais tarde foi
instituída como efeméride mundial pela UNESCO, por ter sido o dia de morte de
grandes escritores, como o espanhol Miguel de Cervantes e o inglês William
Shakespeare. Na Europa, a data costuma ser celebrada com ofertas e
descontos em livrarias. Mas, na Catalunha, há três anos surgiu uma iniciativa
que promove a leitura e dá valor ao livro de outra forma que não pelo dinheiro: 1010
Ways To Buy Without Money* (1010
Maneiras de Comprar Sem Dinheiro, em inglês).
Comprar livros sem
dinheiro. Parece incoerente, não? Só que isso não significa que o livro é
grátis. A ideia é vender livros em troca de ações que devem ser realizadas e
comprovadas pelos clientes. Valem ações do tipo:
- ligar para a sua mãe e dizer que você a ama;
- montar uma playlist alegre e compartilhar com seus amigos;
- doar sangue;
- montar uma playlist alegre e compartilhar com seus amigos;
- doar sangue;
- deixar de fumar; ou
- tornar-se um doador de órgãos.
Os 1010 preços seguem
uma lógica. Eles devem significar uma ação positiva para a pessoa que realiza,
proporcionar um valor para a coletividade, gerar algum tipo de utilidade ou
despertar a reflexão sobre consumo e sustentabilidade.
A proposta é da agência
de publicidade Carlitos e Patricia, de Barcelona. Uma equipe de 20 voluntários
trabalhou por algumas semanas para catalogar todos os livros e atribuir seus
preços. As obras foram doadas por escolas, associações, editoras, autores, amigos
e desconhecidos.
Na semana passada,
quando se comemorou o Dia Internacional do Livro, a mesma equipe esteve no
espaço do projeto, montado na Plaza Real de Barcelona, para vender as obras e
ajudar as pessoas nesta compra diferente. Alguns “pagamentos” podiam ser feitos
à vista e, para isso, havia um fotógrafo registrando as ações. Mas em boa parte
das compras, as pessoas se comprometeram a enviar uma prova de que a ação foi
cumprida. O sucesso da iniciativa está na confiança: “Se não fizer nada em troca,
é como se a pessoa roubasse o livro”, explicou uma das voluntárias.
Esta terceira edição do 1010
Ways To Buy Withou Money contou
com eventos simultâneos em outras cidades do mundo, como Madrid, Amsterdam,
Buenos Aires e Montevidéu. Em breve, o site do projeto* será atualizado com
imagens e vídeos de todas as edições e com orientações para organizar e
divulgar seu evento de venda sem dinheiro. A expectativa da agência é de que,
num futuro próximo, o projeto realize eventos com outros objetos, além de livros.
Eu também aderi à
campanha. Minha escolha na banca do “1010 Ways To Buy Without Money” foi
demorada. Fiquei em dúvida entre um livro e um pôster de ilustração. O preço do
livro era “Ir a pé ao trabalho por um mês”. Achei uma ótima ideia, mas como
aqui em Barcelona não tenho emprego fixo que faça me deslocar com frequência,
percebi que não teria como pagar. Neste projeto, o preço também influencia
muito na hora da compra. E alguns não estão ao nosso alcance. Mas há produtos
para todos os bolsos. Optei pelo pôster, com um preço que posso e estou
disposta a pagar: adotar uma árvore. O voluntário que me atendeu enfatizou o
significado de ADOTAR: “tem que cuidar também”, disse. Negócio fechado!
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