domingo, 23 de junho de 2013

Alimentação rica em nutrientes estimula o bom humor


Mais do que uma ferramenta para matar a fome, alguns alimentos auxiliam no combate ao mau humor, que é causado pela ansiedade, estresse, irritação e tristeza. São vários os motivos que desencadeiam o mau humor, mas com uma alimentação baseada em nutrientes que estimulam o sistema nervoso, dificilmente este estado de irritabilidade durará muito tempo.

A primeira dica é: como bastante alface. Essa hortaliça é composta de fosfato e o talo contém uma substância chamada lactucina, que atua como calmante no organismo. Além de melhorar o humor, a alface combate a depressão e aumenta a disposição para as atividades do dia a dia.

Dê mais atenção às bananas. A banana é muito presente nas feiras brasileiras e poucos reconhecem os benefícios desta fruta no combate da ansiedade. Ela é rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. Quem costuma ingerir com frequência sente o efeito da saciedade e a diminuição da impaciência.

Evite tomar suco de laranja. Prefira consumir a fruta em gomos ou em pedaços. Por ser rica em vitaminas do complexo B e C,  a laranja atua como relaxante muscular, combate o estresse e também auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente.

Quem costuma ingerir frutas e verduras com frequência geralmente tem um humor mais estável. A última dica e não menos importante é: Mastigue devagar. O ato de comer rápido é uma das causas do cansaço repentino após as refeições. Isso acontece porque o organismo tem dificuldade de digerir alimentos que não foram mastigados corretamente. Pode parecer bobagem, mas o mau humor também pode estar aliado a este desconforto. Fique atento!


(texto publicado no jornal Autos nº 602 - junho de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário